O Dia do Estudante aqui no Brasil é comemorado em 11 de agosto, porém, poucos conhecem de onde surgiu essa comemoração. Nesta mesma data, no ano de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil: uma em Pernambuco e outra, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto de 1927, exatos 100 anos depois, foi instituído o Dia do Estudante no Brasil.

No âmbito internacional, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro e faz referência à resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939. A data foi escolhida pelo Conselho Internacional de Estudantes (que hoje é a atual União Internacional dos Estudantes), em 1941, na capital da Inglaterra, como forma de homenagear a referida resistência e, sobretudo, um dos jovens participantes, Jan Opletal, que acabou indo a óbito em 11 de novembro de 1939.

O dia do estudante (ou dia do aluno), marca uma das atividades básicas mais importantes dos cidadãos brasileiros, no que tange a busca pela informação social e pelo conhecimento teórico e prático, por meio de estudos constantes sobre o desenvolvimento de assuntos que integram o sistema humanístico.

Sabemos da importância de uma educação exemplar que contribui significativamente para a formação de uma sociedade estável, formadora de opiniões e com senso crítico esmerado para resolução de crises, além de formar cidadãos competentes e qualificados para gerenciar possíveis eventualidades dentro da sua área de atuação. Entretanto, com as transformações nas relações familiares e em toda a sociedade, o perfil do aluno vem mudando constantemente. Por isso, provocar a participação dele é possibilitar também que o mesmo desenvolva projetos individuais e coletivos, busque conhecimento a partir de suas inquietações e do que quer descobrir e faça perguntas sobre o que está aprendendo, por exemplo.

Desta forma, um dos desafios da Escola Cristã Jundiaí está ligado ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que aproxima seus estudantes de seus projetos de vida, implicando diretamente em alimentar sua motivação para buscar crescimento todos os dias.

Feliz Dia do Estudante!