Conduta Escolar

Ensino Fundamental

I – Quanto à permanência do aluno nas dependências da Escola:

1 – O período de aula é:

1º ao 5º ano – das 7h15 às 12h para o período da manhã e das 13h às 17h45 para o período da tarde;

6º ao 9º ano – das 7h às 12h20 para o período da manhã e das 12h45 às 18h05 para o período da tarde.

O aluno deve chegar à Escola com 10 minutos de antecedência e permanecer, no máximo, 15 minutos após o horário de saída. Os pais que necessitarem de maior flexibilidade deverão procurar a secretaria. Se o aluno permanecer na escola após o período de tolerância, estará sujeito à cobrança da taxa de R$ 30,00 por dia de atraso.

Em caso de atraso na entrada, na primeira vez, o aluno entrará em classe mediante autorização escrita da Inspetora de alunos que deverá ser apresentada ao professor. Havendo reincidência o aluno só poderá participar da aula subsequente.

2 – Quando houver necessidade do aluno sair antes do término das aulas, assim como em caso de outra pessoa, não autorizada anteriormente, vir buscar a criança os pais deverão enviar comunicado através da agenda, sendo necessária a apresentação de documento de identificação. Para situações emergenciais a comunicação pode ser feita por telefone, somente pelos pais ou responsável.

3 – A Escola não se responsabiliza pelo aluno além do horário normal de aulas.

4 – Para as aulas ministradas em outro período, como as de apoio ou recuperação, o aluno poderá permanecer nas dependências da Escola 15 minutos antes e 15 minutos depois do horário estabelecido. Caso o aluno necessite permanecer na escola por um período maior, deverá pedir autorização à Direção.

        

         II – Postura do aluno:

1 – O aluno deve comparecer sempre uniformizado e portando sua Agenda Escolar, inclusive quando vier à biblioteca ou às aulas de apoio ou de recuperação ou para qualquer outra atividade.

  1. a) O uniforme escolar é composto de: conjunto de agasalho de helanca flanelada para o inverno e/ou microfibra (forrado ou não) verde escuro, blusa de moletom (branco ou verde escuro), camiseta com ou sem manga, com o logo da escola (branco ou verde escuro), bermudão (para meninos) e calça capri (para as meninas).
  2. b) Para as meninas, não é permitido o uso de blusas curtas, excesso de pintura (rosto e cabelo), bijuterias e joias, piercing, tatuagens, tamanco ou chinelos e camisetas regatas.
  3. c) Para os meninos, não é permitido o uso de cabelos compridos, tingidos ou descoloridos, brincos, piercing, tatuagens, camisetas regatas e chinelos nas dependências da escola e bonés dentro de sala de aula.

2 – O aluno que danificar ou perder sua Agenda Escolar deverá adquirir outra no prazo de dois dias.

3 – O aluno deverá estar com seu material escolar e uniforme completos até 15 (quinze) dias, no máximo, após o início das aulas. Passado esse prazo, o aluno receberá ocorrência por comportamento.

4 – É proibido mascar chicletes nas dependências da escola ou chupar balas durante a aula.

5 – Não é permitido o uso de aparelho celular nas dependências da Escola. Se o aluno for flagrado utilizando o celular, o aparelho será retido e devolvido somente para os pais ou responsáveis.

6 – É proibido namorar ou “ficar” nas dependências da Escola ou nas imediações.

7 – O aluno que danificar o patrimônio da Escola deverá fazer a reposição do material danificado.

        

         III – Postura da Escola:

1 – A Escola tem como princípio não enfatizar datas especiais. Queremos valorizar pais, mães, professores, crianças, todos os dias do ano através de atitudes corretas, e também aproveitar o tempo das aulas da melhor maneira possível. Por isso, só serão guardados os feriados oficiais. Em caso de feriados prolongados, as aulas poderão ser dispensadas.

2 – A Escola não entende como sua, a função de catequizar. Isso deve ser feito pela família. Porém, deixa claro sua fé em Deus e nos princípios cristãos que permeiam a conduta e os procedimentos de seu corpo docente e administrativo.

3 – Qualquer evento ou festividade promovido pela Escola será comunicado aos pais por meio da Agenda Escolar.

4 – Não é permitida a distribuição de propaganda ou convites sem autorização da secretaria.

5 – A Escola não se responsabiliza por danos ou perda de objetos pertencentes ao aluno.

6 – A escola só poderá medicar um aluno mediante a apresentação de receita médica.

7 – Quanto à comemoração de aniversários na escola:

  1. a) Avisar com antecedência de, pelo menos, um dia;
  2. b) Não há necessidade de enviar convites para os aniversários realizados na escola. O “Parabéns” será cantado na hora do intervalo;
  3. c) Enviar kits individuais (inclusive com o bolo) para facilitar a distribuição;
  4. d) Convites para festas realizadas fora da escola poderão ser entregues desde que toda a turma seja convidada.

 

         IV – Aulas extras e provas

1 – A falta em dia de prova sem justificativa viável, no prazo de 48 horas, acarretará em nota zero. Havendo justificativa, o aluno poderá fazer a prova substitutiva, no prazo de uma semana, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 30,00 na coordenação (que fará novo agendamento), exceto em caso de doença comprovada com atestado médico.

2 – O aluno que estiver suspenso em dia de prova poderá fazer a prova substitutiva nos moldes acima descritos.

3 – Trabalhos e pesquisas para nota não entregues no dia estipulado perderão 20% de seu valor. Será agendado novo prazo de entrega que, não sendo respeitado, acarretará em nota zero. O aluno que acumular três trabalhos fora do prazo no mesmo mês acarretará, automaticamente, em nota zero no 4º trabalho.

4 – A Escola não se responsabiliza por defasagens de conteúdo anteriores ao ano da matrícula, assim como pelo atendimento a alunos com dificuldades que necessitem de acompanhamento com profissionais específicos.

5 – A presença nas aulas de recuperação paralela ou de apoio, para o aluno convocado, é obrigatória. A avaliação corresponde a 50% na formação de notas das disciplinas envolvidas, para os casos em que a média obtida em classe for inferior a 6 (seis). Em caso do aluno não poder frequentar as aulas de apoio, os pais deverão comunicar a escola através da Agenda Escolar e responsabilizarem-se por dar a assistência necessária.

         V – Formação das notas bimestrais:

1 – As médias bimestrais serão formadas pelas notas de provas, trabalhos e /ou outras atividades definidos pelo professor, devendo atingir no mínimo 6 (seis).

2 – A nota de participação fica a critério de cada professor, sendo composta por:

  1. a) tarefas de casa (completas e bem feitas);
  2. b) postura e participação na aula.

3 – Ao final do ano letivo estará aprovado o aluno que obtiver média 6 (seis) em cada componente curricular e frequência superior a 75% das aulas dadas. A média anual é a média aritmética das notas bimestrais para o Fundamental 1 e média ponderada das notas bimestrais considerando o peso 1 (um) para o primeiro bimestre; o peso 2 (dois) para o segundo bimestre; o peso 2 (dois) para o terceiro bimestre e o peso 3 (três) para o quarto bimestre para o Fundamental 2.

4 – O aluno que não obtiver a média anual 6 (seis) poderá fazer a recuperação final em, no máximo, 2 (dois) componentes curriculares.

 

         VI – Medidas disciplinares:

1 – Serão tomadas medidas disciplinares nos seguintes casos:

  1. a) mau comportamento;
  2. b) tarefas não feitas ou incompletas;
  3. c) esquecimento de materiais;
  4. d) falta de uniforme.

Sempre que ocorrer alguma dessas posturas, os pais serão notificados através da Agenda Escolar, devendo assinar ciência. Os itens a e d serão anotados como ocorrência de comportamento.

2 – O acúmulo de três ocorrências por comportamento implicará em uma advertência, e o acúmulo de duas advertências em uma suspensão.

3 – O aluno será imediatamente suspenso em caso de:

  1. a) falsificação da assinatura dos pais ou responsável;
  2. b) comportamento agressivo;
  3. c) desobediência e/ou desrespeito ao professor ou funcionário.

4 – Os dias de afastamento às aulas serão aumentados a cada nova suspensão, porém tudo recomeça no semestre seguinte.

5 – O aluno suspenso perderá o direito a toda e qualquer atividade durante os dias de suspensão.

6 – Em caso de “cola”, o aluno receberá uma advertência, que deverá ser assinada pelos pais, além de ficar com zero na prova.

 

         VII – Medidas de Incentivo:

1 – No final do semestre os alunos serão premiados com:

  1. a) Medalha de ouro – média geral entre 9,1 a 10
  2. b) Medalha de prata – média geral entre 8,1 a 9,0
  3. c) Medalha de bronze – média geral entre 7,1 a 8,0

Obs.: Se o aluno de Fundamental 2 obtiver média geral 7,1 ou mais, mas tiver médias bimestrais abaixo de 6 (seis), não receberá medalha.

2No decorrer do bimestre, os alunos que se destacarem em atividades específicas (biblioteca, espanhol, inglês, gincanas ou outras) poderão escolher um prêmio na “caixa de prêmios”.

 

         VIII – Compromisso dos pais:

1 – Comparecer às reuniões de pais, ocasião em que poderão tomar conhecimento do rendimento escolar de seu filho e conversar com os professores.

Obs.: Os pais que desejarem conversar com professores, coordenação ou direção, além das reuniões ordinárias, deverão agendar um encontro na secretaria.