Conduta Escolar

Ensino Fundamental

2019

         I – Quanto à permanência do aluno nas dependências da Escola:

1 – O período de aula é:

1º ao 5º ano – das 7h15 às 12h para o período da manhã e das 13h às 17h45 para o período da tarde;

6º ao 9º ano – das 7h às 12h20 para o período da manhã e das 12h45 às 18h05 para o período da tarde.

O aluno deve chegar à Escola com 10 minutos de antecedência e permanecer, no máximo, 15 minutos após o horário de saída. Os pais que necessitarem de maior flexibilidade deverão procurar a secretaria. Se o aluno permanecer na escola após o período de tolerância, estará sujeito à cobrança da taxa de R$ 30,00 por dia de atraso.

Em caso de atraso na entrada, na primeira vez, o aluno entrará em classe mediante autorização escrita da Inspetora de alunos que deverá ser apresentada ao professor. Havendo reincidência o aluno só poderá participar da aula subsequente.

2 – Quando houver necessidade do aluno sair antes do término das aulas, assim como em caso de outra pessoa, não autorizada anteriormente, vir buscar a criança os pais deverão enviar comunicado através da agenda ou classapp, sendo necessária a apresentação de documento de identificação. Para situações emergenciais a comunicação pode ser feita por telefone, somente pelos pais ou responsável.

3 – A Escola não se responsabiliza pelo aluno além do horário normal de aulas.

4 – Para as aulas ministradas em outro período, como as de apoio ou recuperação, o aluno poderá permanecer nas dependências da Escola 15 minutos antes e 15 minutos depois do horário estabelecido. Caso o aluno necessite permanecer na escola por um período maior, deverá pedir autorização à Direção.

        

         II – Postura do aluno:

1 – O aluno deve comparecer sempre uniformizado e portando sua Agenda Escolar, inclusive quando vier à biblioteca ou às aulas de apoio ou de recuperação ou para qualquer outra atividade.

a) O uniforme escolar é composto de: conjunto de agasalho de helanca (poliéster algodão) verde escuro, camiseta com ou sem manga, com o logo da escola (branco ou verde escuro), bermudão (para meninos) e calça corsário (para as meninas). É obrigatório o uso do tênis para as atividades físicas e recreativas.

b) Para as meninas, não é permitido o uso de blusas curtas, piercing, tatuagens, tamanco ou chinelos, camisetas regatas, excesso de pintura (rosto e cabelo), bijuterias e joias.

c) Para os meninos, não é permitido o uso de cabelos compridos,brincos, piercing, tatuagens, camisetas regatas e chinelos nas dependências da escola e bonés dentro de sala de aula.

2 – O aluno que danificar ou perder sua Agenda Escolar deverá adquirir outra no prazo de dois dias.

3 – O aluno deverá estar com seu material escolar e uniforme completos até 15 (quinze) dias, no máximo, após o início das aulas.

4 – O aluno que necessitar imprimir trabalhos na escola poderá fazê-lo somente com o profissional responsável pelo laboratório, mediante pagamento, na hora do intervalo.

5 – É proibido mascar chicletes nas dependências da escola ou chupar balas durante a aula.

6 – Não é permitido o uso de aparelho celular nas dependências da Escola. Se o aluno for flagrado utilizando o celular, o aparelho será retido e devolvido somente no final do período.

7 – É proibido namorar ou “ficar” nas dependências da Escola ou nas imediações.

8 – O aluno que danificar o patrimônio da Escola deverá fazer a reposição do material danificado.

        

          III – Postura da Escola:

1 – Toda comunicação oficial da escola será feita através da Agenda Escolar e/ou Classapp.

2 – A Escola tem como princípio não enfatizar datas comemorativas. Queremos valorizar pais, mães, professores, crianças, todos os dias do ano através de atitudes corretas, e também aproveitar o tempo das aulas da melhor maneira possível. Por isso, só serão guardados os feriados oficiais. Em caso de feriados prolongados, as aulas poderão ser dispensadas.

3 – A Escola não entende como sua, a função de catequizar. Isso deve ser feito pela família. Porém, deixa claro sua fé em Deus e nos princípios cristãos que permeiam a conduta e os procedimentos de seu corpo docente e administrativo.

4 – Qualquer evento ou festividade promovido pela Escola será comunicado aos pais por meio da Agenda Escolar ou classapp.

5 – Não é permitida a distribuição de propaganda ou convites sem autorização da secretaria.

6 – A Escola não se responsabiliza por danos ou perda de objetos pertencentes ao aluno.

7 – A Escola só poderá medicar um aluno mediante a apresentação de receita médica.

8 – Quanto à comemoração de aniversários na escola:

a) Avisar com antecedência de, pelo menos, um dia;

b) Não há necessidade de enviar convites para os aniversários realizados na escola. O “Parabéns” será cantado na hora do intervalo;

c) Enviar kits individuais (salgados, bolo, docinhos e refrigerante ou suco) para facilitar a distribuição;

d) Convites para festas realizadas fora da escola poderão ser entregues desde que toda a turma seja convidada.

 

         IV – Aulas extras e provas

1 – A falta em dia de prova deverá ser justificada em 1 (uma) semana. O aluno poderá fazer a prova substitutiva em data prevista no Calendário Escolar mediante o Atestado Médico ou o pagamento da taxa de R$ 30,00 na secretaria no momento do agendamento.

2 – O aluno que estiver suspenso em dia de prova poderá fazer a prova substitutiva nos moldes acima descritos.

3 – Trabalhos e pesquisas para nota não entregues no dia estipulado perderão 20% de seu valor. Será agendado novo prazo de entrega que, não sendo respeitado, acarretará em nota zero. O aluno que acumular três trabalhos fora do prazo no mesmo mês acarretará, automaticamente, em nota zero no 4º trabalho.

4 – A Escola não se responsabiliza por defasagens de conteúdo anteriores ao ano da matrícula, assim como pelo atendimento a alunos com dificuldades que necessitem de acompanhamento com profissionais específicos.

5 – A presença nas aulas de recuperação paralela ou de apoio, para o aluno convocado, é obrigatória. As aulas de apoio não têm finalidade avaliativa. Em caso do aluno não poder frequentar as aulas de apoio, os pais deverão comunicar a escola através da Agenda Escolar e responsabilizarem-se por dar a assistência necessária.

6 – O aluno que não obtiver média 6 (seis) poderá fazer a prova de recuperação no final de cada bimestre.

        

         V – Formação das notas bimestrais:

1 – As médias bimestrais serão formadas pelas notas de provas, postura e participação em aula, trabalhos e/ou outras atividades de classe ou de casa, devendo totalizar no mínimo média 6 (seis).

2 – Ao final do ano letivo estará aprovado o aluno que obtiver média 6 (seis) em cada componente curricular e frequência superior a 75% das aulas dadas. A média anual é a média aritmética das notas bimestrais para o Fundamental 1 e média ponderada das notas bimestrais considerando o peso 1 (um) para o primeiro bimestre; o peso 2 (dois) para o segundo bimestre; o peso 2 (dois) para o terceiro bimestre e o peso 3 (três) para o quarto bimestre para o Fundamental 2.

3 – O aluno que não obtiver a média anual 6 (seis) poderá fazer a recuperação final em, no máximo, 2 (dois) componentes curriculares.

 

         VI – Medidas disciplinares:

1 – Serão tomadas medidas disciplinares nos seguintes casos:

  1. a) mau comportamento;
  2. b) tarefas não feitas ou incompletas;
  3. c) esquecimento de materiais;
  4. d) falta de uniforme.

Sempre que ocorrer alguma dessas posturas, os pais serão notificados através do Sistema da Escola.

2 – O acúmulo de três ocorrências por comportamento implicará em uma advertência, e o acúmulo de duas advertências por comportamento em uma suspensão.

3 – O aluno será imediatamente suspenso em caso de:

  1. a) falsificação da assinatura dos pais ou responsável;
  2. b) comportamento agressivo;
  3. c) desobediência e/ou desrespeito ao professor ou funcionário.

4 – Os dias de afastamento às aulas serão aumentados a cada nova suspensão, porém tudo recomeça no semestre seguinte.

5 – O aluno suspenso perderá o direito a toda e qualquer atividade durante os dias de suspensão.

6 – Em caso de “cola”, o aluno receberá uma advertência, que deverá ser assinada pelos pais, além de ficar com zero na prova.

 

         VII – Medidas de Incentivo:

1 – No final do semestre os alunos serão premiados com:

  1. a) Medalha de ouro – média geral entre 9,1 a 10
  2. b) Medalha de prata – média geral entre 8,1 a 9,0
  3. c) Medalha de bronze – média geral entre 7,1 a 8,0

Obs.: Se o aluno de Fundamental 2 obtiver média geral 7,1 ou mais, mas tiver médias bimestrais abaixo de 6 (seis), não receberá medalha.

2No decorrer do bimestre, os alunos que se destacarem em atividades específicas (biblioteca, espanhol, inglês, gincanas ou outras) poderão escolher um prêmio na “caixa de prêmios”.

 

         VIII – Compromisso dos pais:

1 – Comparecer às reuniões de pais, ocasião em que poderão tomar conhecimento do rendimento escolar de seu filho e conversar com os professores.

Obs.: Os pais que desejarem conversar com professores, coordenação ou direção, além das reuniões ordinárias, deverão agendar um encontro na secretaria.