Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental organiza-se em nove anos e destina-se a atender crianças de 6 a 10 anos de idade, nos cinco anos iniciais e de 11 a 14 anos de idade nos quatro anos finais.

O Ensino Fundamental visa uma formação ampla com intenções educativas que serão desenvolvidas ao longo dos anos de curso. O desenvolvimento de capacidades de ordem cognitiva, midiática, afetiva, física, de relação interpessoal e social, ética e estética como orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais, estende a ação educativa para além dos conteúdos.

Segundo Jacques Delors, para responder ao conjunto de suas atribuições, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que se tornarão os pilares do conhecimento para cada indivíduo: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Aprender a conhecer significa enxergar o mundo como um espaço de crescimento e aprendizagem constantes, pressupõe o aprender a aprender, que por sua vez envolve o exercício da atenção, da memória e do pensamento. Não conceber o conhecimento como algo imutável e sim como algo que se constrói ao longo da existência.

Aprender a fazer oferece ferramentas para fazer as coisas de diferentes formas a fim de se atingir os resultados desejados. O mundo evolui rapidamente e os alunos devem estar preparados para enfrentar situações novas.

Aprender a viver juntos envolve saber compreender, valorizar e respeitar as diferenças. Aprender a ser torna possível a formação cognitiva, afetiva, social, psicomotora. Conhecer a si mesmo é necessário para conhecer e aceitar o outro. Máquinas podem ser úteis, mas jamais substituirão o contato pessoal entre os seres. (Os quatro Pilares da Educação). Mais do que adquirir conhecimento vale a aplicação deste conhecimento.

A proposta do Ensino Fundamental é desenvolver no aluno habilidades que o levem a aprender a aprender, permitindo uma maior flexibilidade e possibilitando o atendimento das diversidades dos alunos que irão por si só elaborar estratégias de atuação no convívio social praticando assim a cidadania.

Objetivos gerais

O Ensino Fundamental da Escola Cristã Jundiaí tem por objetivo principal proporcionar uma educação que transponha os limites da escola estimulando a autonomia do aluno. O processo ensino aprendizagem deve gerar elementos de autoaprendizagem e estimular a aquisição de novas competências e desenvolvimento de capacidades onde os conteúdos funcionam como meios para este desenvolvimento e não como fins em si mesmos.

Conteúdo básico