Educação Infantil

Educação Infantil

A escola oferece um espaço especialmente organizado para atender as necessidades da primeira infância – Maternal I (de 4 meses a 1 ano e 11 meses), Maternal II (2 e 3 anos) e Maternal 3 (3 e 4 anos)  todos em período parcial ou integral.

Nossa equipe é formada por profissionais qualificados para oferecer:

  • Atividades diferenciadas visando o desenvolvimento de seu filho. O brincar é o principal modo de expressão infantil, através da brincadeira a criança explora o mundo, amplia sua percepção, organiza o pensamento. O desenvolvimento de habilidades é trabalhado por meio de brincadeiras estimulando a curiosidade.

Cuidados pessoais com:

  • Alimentação – temos uma nutricionista que elabora o cardápio semanalmente e orienta o funcionamento da cozinha. As refeições são preparadas diariamente, com produtos naturais e frescos; o acesso à cozinha é restrito seguindo as orientações de segurança.
  • Rotinas de Sono – o espaço é preparado para facilitar o sono com músicas apropriadas. Utilizamos camas próprias para as crianças nessa faixa etária, com tecido antifúngico e lavável com trama para evitar asfixias, cada aluno traz seu material pessoal como: lençol, travesseiro e cobertor.
  • Hora da higienização – a hora do banho, troca fralda ou uso do banheiro, hora da escovação e higienização das mãozinhas são acompanhados e realizados com atenção, tornando-se mais um momento de aprendizagem, interação e boas conversas. Cada criança utiliza seu kit de higiene.
  • Higienização dos ambientes é realizada várias vezes ao dia.
  • Brincadeiras e músicas adequadas à faixa etária como ponto de partida para estimular a coordenação motora e a linguagem, promovendo o desenvolvimento físico e emocional da criança nos primeiros anos de vida.

Nessa fase, o foco da escola é levar a criança a descobrir e explorar o meio, despertando-lhe a consciência comunicativa da linguagem. Perceber a existência de diversas linguagens – corporal, plástica, oral, musical, matemática e usá-las no cotidiano em diferentes contextos.

Com base nessa filosofia, o conteúdo básico inclui disciplinas como expressão verbal, linguagem, leitura, matemática, arte, jogo e movimento, música, meio social e físico, inglês, espanhol, educação para o pensar e ciências da natureza.

A escola utiliza de várias ferramentas para manter os pais sempre informados sobre o trabalho escolar: agenda, classapp, textos, site e reuniões individualizadas.

O curso de Educação Infantil neste estabelecimento de ensino destina-se a atender crianças de 4 e 5 anos de idade, organizando-se em turmas de  Jardim (4 anos) e Pré  (5 anos).

Ao frequentar a escola, a criança transpõe o ambiente familiar e passa a viver com pessoas de sua idade, convivendo com novos valores, novas experiências que irão enriquecer a sua própria vivência.

Ao conhecer a criança como ser social, psicológico e histórico encontramos o ponto de partida para o trabalho escolar no universo cultural de cada criança.

Objetivos Gerais

A Educação Infantil da Escola Cristã Jundiaí tem por objetivo principal proporcionar uma educação transformadora da realidade, oferecendo situações que desenvolvam as potencialidades da criança, preparando-a e despertando-a para a vida. Comportamentos e atitudes de cooperação, respeito mútuo, interesse por objetivos comuns e uma avaliação crítica são elementos necessários ao exercício da democracia em sociedade, ao exercício de uma cidadania responsável.

A prática da Educação Infantil deste estabelecimento de ensino tem por objetivos gerais:

  • Criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, respeitando as diferentes faixas etárias;
  • Desenvolver harmonicamente as potencialidades da criança, estimulando o desenvolvimento das capacidades de ordem física, afetiva, emocional, ética, estética, cognitiva e social;
  • Proporcionar a descoberta progressiva do próprio corpo e seus limites, desenvolvendo hábitos para seu bem-estar e saúde;
  • Despertar a criatividade como elemento de auto expressão;
  • Estimular a comunicação utilizando diferentes linguagens: oral, escrita, musical, corporal ou plástica;
  • Desenvolver a autoestima e a valorização pessoal;
  • Desenvolver o senso crítico, agindo e interagindo com seu meio;
  • Proporcionar a aquisição e o desenvolvimento de habilidades necessárias para leitura, escrita e cálculo;
  • Contribuir para que cada criança seja capaz de construir o próprio conhecimento;
  • Conhecer diferentes manifestações culturais respeitando-as, interessando-se por elas e valorizando a diversidade.

CONTEÚDO BÁSICO