Grupo de crianças foto criado por freepik – br.freepik.com

Brincar é uma parte importante do desenvolvimento inicial das crianças e as ajuda  também a amadurecerem suas habilidades de linguagem e comunicação.

Simples jogos de esconde-esconde, sacudir um chocalho ou cantar uma música são muito mais importantes do que apenas uma forma de passar o tempo. Por meio dessas atividades, os pequenos estão melhorando sua comunicação, desenvolvendo suas habilidades motoras e criando capacidade de resolução de problemas.

Na realidade, os corpos das crianças são programados para serem ativos. Eles têm uma necessidade muito forte de brincar em movimento. Desta forma, as conexões com o cérebro estão sendo fortalecidas, além de ser uma ótima modalidade de exercício, que promove a forma e a saúde.

Não existe maneira certa ou errada de a criança brincar. É qualquer coisa, desde enfiar a mão no purê de batatas até jogar videogame ou olhar pela janela.

  • Às vezes, as crianças brincam com os amigos e outras vezes, sozinhas;
  • Às vezes, elas podem falar em voz alta e outras vezes, ficar em silêncio em suas cabeças;
  • Às vezes, a brincadeira é confusa ou arriscada e outras vezes, tranquila e relaxada.

Um ponto importante é que as crianças geralmente têm pouco poder ou opinião sobre suas atividades diárias, porque passam grande parte do dia sendo informadas sobre o que fazer, quando fazer e para onde devem ir, por exemplo. No mundo das brincadeiras, elas têm a oportunidade de definir as regras e serem protagonistas, podendo ser as líderes enquanto os adultos podem ser os que ouvem e seguem as orientações.

É sempre relevante dizer que, por meio do brincar, pessoas de todas as idades desenvolvem habilidades de resolução de problemas e imaginação, pois usam a brincadeira para testar suas teorias sobre o mundo e seu lugar nele.