Para as crianças, a quantidade indicada é de quatro a seis copos ao dia

Manter o corpo hidratado ao longo do dia é essencial para a saúde humana, visto que a água é imprescindível para o bom funcionamento das nossas células. No caso das crianças, a ingestão de líquidos e o consumo de alimentos que favoreçam a hidratação é ainda mais relevante.

Além de fornecer oxigênio e nutrientes essenciais para todas as células por meio do sangue, a água ajuda o corpo a se livrar de subprodutos tóxicos do metabolismo; regula a temperatura corporal; lubrifica os músculos e articulações; mantém o nível de energia e reduz o cansaço; e protege o organismo contra o envelhecimento.

A desidratação pode afetar qualquer pessoa, mas bebês e crianças são particularmente mais suscetíveis, visto que suas necessidades metabólicas são maiores.

Por isso, é primordial incentivar a ingestão de bastante água, sucos naturais, frutas e vegetais devido à grande quantidade de líquidos que esses alimentos possuem. Eles ajudam a manter os níveis de hidratação e fornecem nutrientes e fibras, diferentes dos refrigerantes e bebidas açucaradas, que fazem o corpo perder fluidos e podem levar à desidratação mais rapidamente.

A hora de preparar a lancheira das crianças é ideal para desenvolver o hábito da boa alimentação e, de quebra, incluir frutas ricas em água, que são sempre bem-vindas e ajudam no processo de hidratação dos pequenos. Conheça algumas opções:

Melancia – 92% dessa fruta é composta de água. É um dos alimentos que mais ajuda na hidratação e, além de água, contém fibras e nutrientes, incluindo vitamina C, A e magnésio.

Morango – contém 91% de água. É fonte de compostos nutritivos, como açúcares, vitaminas, flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos. Todos esses compostos exercem um efeito sinérgico e cumulativo na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

Melão – 90% de água. Juntas (água e fibra) ajudam a aumentar a saciedade.

Pêssego – 90% de água. Também fornecem vitaminas e minerais importantes, como A, C, B, potássio e antioxidantes.

Laranja – 88% de água. As laranjas são saudáveis e fornecem água, fibras, que favorecem a saciedade, vitamina C, importante para o sistema imunológico, antioxidantes, que ajudam a combater doenças, e potássio, que atua na proteção contra hipertensão.

Pepino – 95% de água. Pouco calórico, esse vegetal fornece uma pequena quantidade de nutrientes como vitamina K, potássio e magnésio.

Na Escola Cristã Jundiaí, as famílias podem escolher os itens da lancheira individualmente e também oferece a opção de compra de alimentos dentro da entidade, mas sempre contando com o bom senso dos responsáveis de cada criança.