No primeiro bimestre, nas aulas de espanhol, as turmas do sétimo ano (7ºA e 7ºB) estudaram o uso e as conjugações dos verbos haber, ser e estar no presente do indicativo, ou seja, em quais contextos cada um desses verbos pode ser empregado. A partir desses objetivos, a professora promoveu uma prática com o jogo dos sete erros. No início da aula, fizeram a leitura de textos de adivinha com a descrição de dois lugares diferentes, nas quais foi empregado o verbo haber. Na segunda etapa da aula, observaram uma imagem (Foto 1) e relataram oralmente as diferenças entre elas, empregando frases com o verbo haber, segundo um modelo apresentado pela professora.

Foto 1 – Observar as diferenças entre os espaços utilizando o verbo haber.

Na terceira etapa da atividade, a professora apresentou a imagem de uma história em quadrinhos (Foto 2). A tarefa dos alunos era localizar determinados objetos e formular frases com o verbo estar, a fim de identificar as diferenças entre as formas verbais estudadas. Para concluir, a professora explicou aos alunos como utilizar cada uma das formas verbais e propôs exercícios de fixação.

Foto 2 – História em quadrinhos. Adaptado de: https://www.profedeele.es/actividad/gramatica/haber-estar-tener/

Ao longo da dinâmica, observou-se que muitos alunos se envolveram e animaram-se a participar da aula e a falar em espanhol. A dinâmica também contribuiu para melhor compreensão das diferenças entre os três verbos, que são bastante recorrentes em língua espanhola.

Profª Amanda Ermani