Famílias devem se atentar ao compromisso com a humanização

A educação dos filhos é, sem dúvida, uma grande preocupação para todos os pais e mães. Realmente, é preciso se atentar a diversas questões sobre o assunto. O primeiro passo é refletir bem sobre como você deseja que as crianças sejam educadas e, a partir disso, escolher qual o colégio particular em Jundiaí que mais atende a seus anseios.

Acertar na escolha do estabelecimento de ensino será importante para o desenvolvimento intelectual, pessoal e social de seu filho. Por isso, não desanime em suas buscas e leve sempre em consideração os principais interesses da criança — dependendo da idade dela, inclusive, vocês podem sentar para conversar sobre o que ela espera da nova escola.

Neste artigo, vamos dar uma ajudinha e explicar quais pontos são importantes para a família avaliar antes de escolher a nova escola.

O que deve ser avaliado ao escolher um colégio particular em Jundiaí?

A escola tem como objetivo incentivar que os alunos busquem novos conhecimentos. Sendo assim, escolher um bom colégio particular em Jundiaí pode fazer com que seu filho se torne um adulto consciente ao longo do tempo, uma vez que a escola transmite ensinamentos que ele levará para a vida.

Além disso, existem questões como propostas pedagógicas, localização, infraestrutura, corpo docente e outras.

• Proposta pedagógica

O modelo pedagógico utilizado pela escola deve estar em harmonia com o perfil da família. Por isso, não deixe de checar se vocês estão de acordo com os valores sociais e culturais que são passados para as crianças por meio da instrução escolar.  Se possível, verifique também se o material de ensino é adequado, assim como os métodos de avaliação e, ainda, a quantidade de estudantes em cada turma. Embora esses quesitos possam passar despercebidos, são fundamentais para o desenvolvimento do aprendizado e da construção de valores sólidos.

•  Capacitação do corpo docente

Independentemente da idade de seu filho, confira a qualificação e a especialização do corpo docente. Coloque essa como uma das prioridades na hora de escolher um colégio particular em Jundiaí. Afinal, são os professores, coordenadores e demais colaboradores da escola que acompanharão suas crianças durante, no mínimo, meio período de cada dia.

Além disso, considere a atenção, a cordialidade e a educação de toda a equipe. Repare como os colaboradores interagem entre si e, principalmente, como lidam com os estudantes. Em outras palavras, veja se o tratamento é humanizado.

• Matriz curricular

As disciplinas que formam a matriz curricular de uma escola também precisam ser levadas em conta da hora de escolher onde seu filho vai estudar — principalmente para as crianças que estudarão em período integral.

Se é o seu caso, analise como as aulas extras podem ajudar no desenvolvimento dos discentes. Há colégios que oferecem, por exemplo, aulas de idiomas diversos, artes plásticas, música, teatro, esportes individuais e coletivos.

• Participação da família

Ao visitar um colégio particular em Jundiaí, aproveite para questionar como a família pode participar da educação da criança. Pergunte sobre as reuniões e eventos abertos à família e, ainda, sobre os canais de comunicação entre a instituição de ensino e os pais.

Quando estes acompanham os filhos de perto, é mais provável que eles tenham um melhor desempenho na escola. Uma vez que se sentem apoiados e mais valorizados, há uma melhora na autoestima e, por isso, podem obter resultados mais positivos em seu desenvolvimento pedagógico.

• Localização

A localização também precisa ser levada em conta ao escolher um colégio particular em Jundiaí. Isso porque é comum enfrentar trânsito nas grandes cidades e por aqui não é diferente. Sendo assim, analise quanto tempo seu filho levará para ir e voltar do colégio e, ainda, se as distâncias maiores podem implicar em gastos mais altos. Como a Escola Cristã está localizada próxima ao centro da cidade e também às rodovias, seu acesso é dinâmico.

• Infraestrutura

Sempre que visitar uma escola, observe com atenção se os espaços são amplos, iluminados e bem arejados. As salas de aula precisam ser confortáveis, limpas e organizadas, de maneira que a aprendizagem do seu filho não seja prejudicada. Se possível, faça as visitas durante o período de aulas, para ter uma visão real do cotidiano de cada instituição.

Não deixe de averiguar também se a escola é segura. Conheça os ambientes destinados a brincadeiras e questione sobre como é feito o acesso de outras pessoas que não sejam alunos ou funcionários.

• Investimento

Não escolha uma escola pelo preço da mensalidade. A qualidade do ensino e a formação humana devem estar acima disso. Porém, é importante ser realista no momento dessa decisão. Planeje-se, estude o orçamento da família e leve em conta outros custos que uma criança gera em período escolar, com materiais e uniformes, por exemplo.

Esperamos que tenha gostado das dicas! Sabemos que a educação é uma das bases mais importantes para a formação de um bom cidadão, por isso, a Escola Cristã Jundiaí busca sempre preencher todos os requisitos apresentados neste texto. Ao longo de 35 anos de história, sua principal característica é prezar pelo desenvolvimento humanizado dos alunos. Entre em contato conosco para tirar dúvidas e conhecer as nossas propostas educacionais, que certamente farão a diferença no futuro do seu filho!

Grandes Coisas Acontecem Aqui!