Você já reparou que os pais instintivamente usam a música para acalmar as crianças, expressar seu amor e interagir com seus pequenos? Pois saiba que o contato com a música desde os primeiros anos de vida da criança, seja no ambiente familiar ou escolar, interfere de forma positiva em seu desenvolvimento neurológico, melhorando capacidades como memória, atenção e organização em um momento no qual seu sistema nervoso se estrutura. Inclusive, segundo a National Association of Music Merchants (NAMM Foundation), aprender a tocar um instrumento pode melhorar até o aprendizado matemático.

Umas das explicações pode ser que, a partir da prática regular de música, o aluno tem a possibilidade de expandir sua inteligência musical e desenvolver os lados direito e esquerdo do cérebro, estimulando simultaneamente as habilidades de linguagem, a lógica, a compreensão e as aptidões de formas distintas, tanto em cálculos quanto em comparações.

E olha só que maravilhoso: além dos benefícios para o desenvolvimento, a música nos traz alegria. Tente imaginar uma boa música no carro com a janela aberta em um dia lindo!

Na Escola Cristã Jundiaí, as séries iniciais contam com aulas de música porque, em primeiro lugar, acredita se tratar de uma matéria que pode enriquecer a vida e a educação dos alunos.

As habilidades exercidas na música vão muito além de aprender a tocar algumas canções. A educação musical, na verdade, atravessa várias outras disciplinas escolares.

Por exemplo, a música também pode melhorar as habilidades de leitura e compreensão de uma criança. À medida que elas crescem, muitas vezes, as letras das músicas de que gostam começam a se tornar mais abstratas e esse tipo de investigação também pode se vincular à história e à geografia.

Na questão emocional, a música é conhecida por reduzir os níveis de estresse e elevar positivamente o humor na maioria das pessoas. Pode não parecer muito, mas simplesmente dedicar um tempo para ouvir algumas melodias pode acalmar a mente e dar a uma pessoa um merecido ‘tempo para si’. Tocar um instrumento pode ter o mesmo efeito e até ajudar a aliviar a depressão e a ansiedade.

É importante frisar que, quando as crianças aprendem música na escola, estão aprendendo mais do que apenas formar notas ou tocar um instrumento. Elas estão desenvolvendo seus cérebros em um ritmo mais rápido do que aquelas que não estão aprendendo nada sobre este assunto. Elas também estão descobrindo e aprimorando habilidades que as ajudarão a obter as melhores oportunidades à medida que crescem.  Temos certeza de que o mundo de amanhã será muito diferente do de hoje e, por isso, aprender música parece ser uma ótima maneira de dar às crianças a melhor chance de sucesso.