Embora as estatísticas não comprovem, nós, brasileiros, tomamos pouca água, mesmo em dias quentes. Em média, ingerimos menos de 1 litro de água por dia, contrariando a indicação de 2 litros diários.

A água corresponde a 60% do nosso corpo, portanto, precisamos dela para viver. Mas, muitas vezes, temos dúvidas sobre o quanto devemos ingerir e qual seria a melhor fonte de líquido para nos hidratarmos. Há também quem desconheça as funções do elemento em nosso organismo.

Além de fornecer oxigênio e nutrientes essenciais para todas as células por meio do sangue, a água ajuda o corpo a se livrar de subprodutos tóxicos do metabolismo, regula a temperatura corporal, lubrifica os músculos e articulações, mantém o nível de energia e reduz o cansaço e protege o organismo contra o envelhecimento.

Mas como transmitir tanta importância às crianças e garantir que se mantenham sempre hidratadas?

Um bom começo é explicar que não precisamos sentir sede para tomar água. No verão, quando nos expomos a altas temperaturas, essa informação é ainda mais importante. Quando está envolvida nas brincadeiras, dificilmente a criança vai querer parar o que está fazendo a fim de correr para o filtro de casa ou o bebedouro da escola. É sempre válido oferecer ou lembrá-la de que está na hora de uma pausa para a hidratação.

Outro ponto que não deve ser ignorado é que alguns hábitos alimentares e tipos de bebidas que consumimos aumentam o risco de desidratação. Por isso, beber muito refrigerante (devido ao teor de fósforo) ou consumir sucos e alimentos açucarados faz o corpo perder fluídos e pode levar à desidratação mais rapidamente. Tente oferecer trocas saudáveis às crianças, optando sempre por sucos naturais e frutas fresquinhas, por exemplo.

Lembre-se: quando não bebemos água o suficiente, acabamos tornando escassa a matéria-prima para o rim, fazendo com que a urina fique mais concentrada, aumentando o risco de formar cálculos renais (a conhecida pedra no rim). Além disso, atrapalha o bom funcionamento dos intestinos. Por isso, muitas vezes, as crianças podem se queixar de constipação.

Aqueles que não têm o hábito de tomar água devem começar a adaptar o organismo, pois a hidratação é fundamental para a manutenção da nossa saúde. Quando preparar a mochila de seus filhos, sempre verifique se a garrafinha deles está disponível. Na Escola Cristã Jundiaí, os professores sempre reforçam a importância da boa hidratação para a saúde dos alunos, propondo atividades que os conscientizem e ensinem como cuidar do corpo por meio da alimentação, exercícios e lazer.