O conceito de ensino em tempo integral nas escolas particulares já é algo estabelecido em vários locais e, de um tempo para cá, muitas escolas públicas em Jundiaí já trabalham com isso e mostram o quanto é importante e quantos benefícios em aprendizagem os alunos obtêm.

Embora os efeitos a longo prazo das escolas de tempo integral não sejam conclusivos, pesquisas indicam que alunos que estudam em período integral demonstram fortes vantagens acadêmicas até um ano depois do término do sistema. Além disso, eles também se apresentaram com resultados iguais ou melhores do que estudantes de meio período em todos os estudos e sem efeitos adversos significativos.

Para que o período estendido não seja maçante para o aluno, vale ressaltar que o projeto pedagógico da escola com educação integral precisa ser muito bem definido e o auxilie em seu desenvolvimento completo enquanto cidadão, por exemplo.

Ao contrário do que diz o senso comum, entretanto, passar mais tempo na escola não é sinônimo de educação integral, uma vez que ela precisa estar baseada em aprendizagens significativas que levem a uma educação de qualidade e que forme integralmente os educandos.

Os profissionais que defendem as aulas em meio período sejam mais benéficas, pois acreditam que essa modalidade permite mais tempo para a criança brincar e interagir com outras pessoas em ambientes domésticos ou menos estruturados, além de sobrar também mais tempo para os alunos se envolvam em atividades extracurriculares, principalmente lazer e descanso. Por fim, aqueles que se mostram a favor das aulas de ensino integral apontam uma melhora na convivência familiar. Como as crianças e adolescentes passam dois períodos na escola e já fazem o dever de casa, conseguem ter um bom tempo em família, ficando mais fácil de se divertir com os pais e ter uma convivência de qualidade.