Estudos apontam a importância da paternidade ativa

A figura do pai é tão essencial para o desenvolvimento infantil saudável quanto a figura das mães. Ele traz contribuições únicas para o trabalho de criar um filho que ninguém mais pode replicar. Quando são envolvidos, trazem benefícios positivos para os filhos que nenhuma outra pessoa tem tanta probabilidade de trazer. Eles fornecem proteção e têm um estilo parental significativamente diferente do de uma mãe e essa diferença é importante no desenvolvimento saudável da criança. Mães protegem e pais incentivam a ultrapassar os limites.

Há estudos que revelam que filhos com pais interessados e atenciosos também têm melhor desempenho na escola. A influência do envolvimento de um pai se estende até a adolescência e a idade adulta jovem. Na verdade, um estilo ativo e estimulante de paternidade está associado a melhores habilidades verbais, funcionamento intelectual e desempenho acadêmico entre os adolescentes.

Em uma análise de mais de 100 estudos sobre as relações pai-filho, verificou-se que ter um pai amoroso e educador era tão importante para a felicidade, o bem-estar e o sucesso social e acadêmico da criança quanto ter uma mãe amorosa e educadora. Alguns estudos até indicaram que o amor do pai contribuiu mais fortemente para alguns resultados positivos importantes para os pequenos. Na pesquisa da Universidade da Pensilvânia consta que as crianças que sentem proximidade com o pai têm duas vezes mais chances de ingressar na faculdade, 75% menos chances de ter um filho na adolescência, probabilidade 80% menor de ser preso e apresentar sinais de depressão.

Infelizmente, apesar das evidências científicas e comportamentais, ainda existe uma grande lacuna entre os experimentos e a verdadeira aceitação do valor dos pais, com muitos deles expressando a sensação de que continuam a ser cidadãos de segunda classe no mundo de seus filhos.