Há algum tempo, os sistemas de ensino de todo o mundo vêm reconhecendo a importância do desenvolvimento de determinadas habilidades como essenciais para preparar crianças e jovens para o futuro.

Ao aprender a reconhecer, rotular, gerenciar e comunicar suas emoções e perceber e tentar entender as emoções dos outros, as crianças desenvolvem habilidades que as conectam com a família, colegas, professores e a comunidade.

Por isso, o desenvolvimento socioemocional dos alunos inclui a experiência, a expressão e a gestão das emoções e a capacidade de estabelecer relações positivas e gratificantes com os outros.

Alguns exemplos de habilidades socioemocionais são:

• Reconhecer se alguém está triste e perguntar se está bem;
  • Expressar-se com seus amigos de uma maneira diferente do que com seus pais;
  • Compreender seus pensamentos e sentimentos e ser capaz de se relacionar com os outros.

Adquirir essas habilidades leva tempo, entretanto, mesmo as primeiras experiências com familiares, cuidadores e colegas já têm um grande impacto no desenvolvimento social e emocional.

É importante ressaltar que essas habilidades podem ser ensinadas. Isso foi destacado em um estudo com 270.034 alunos do jardim de infância ao 12º ano (Durlak et al., 2011). A revisão descobriu que os programas de aprendizagem socioemocional nas escolas não apenas melhoraram as habilidades socioemocionais, mas também aumentaram as atitudes positivas em relação à escola, o comportamento social positivo e o desempenho acadêmico. Esses programas também diminuíram a probabilidade de as crianças terem dificuldades ou problemas emocionais, por exemplo.