Levar as crianças à praia pode ser uma experiência fantástica para toda a família: você tem a oportunidade de passar um dia relaxante, elas podem brincar com as ondas e a areia e você pode ensiná-las a nadar e aproveitar a água, criando laços e memórias que durarão para sempre. No entanto, há muitas coisas que você deve prestar atenção, desde as altas temperaturas e o sol até a maré e os animais que seus filhos podem encontrar enquanto brincam na praia.

Sabemos que a curiosidade das crianças é inevitável, mas pode ser desastrosa em praias lotadas, por exemplo. É muito perigoso perdê-las de vista nessas situações. Por isso, fique sempre atento com os pequenos e tente encontrar um local na praia onde você possa sempre ficar de olho nelas e ensinar o que fazer caso elas se percam. Se houver um salva-vidas no local, instrua-o para encontrá-lo e ficar com ele.

Outra preocupação deve ser com a qualidade da água. O esgoto não tratado pode causar altos níveis de bactérias que podem levar a infecções, hepatites e até a morte. A poluição da água e os detritos também podem resultar em cortes e arranhões ao caminhar sobre coisas como vidro quebrado e restos de metal. É sempre aconselhável verificar as informações de segurança da água ou ver se existem sinais alertando os visitantes para contaminações, por exemplo.

Mas esses não são os únicos perigos, pois o sol e o calor costumam causar muito mais danos às crianças na praia. Da exaustão ao calor à queimadura, o sol e as temperaturas altas podem se combinar não apenas para estragar um dia de diversão, mas também para levar a problemas sérios. Felizmente, existem inúmeras precauções para manter os pequenos seguros e sem queimaduras. Protetores solares de amplo espectro – com maior FPS, melhor – permanecendo na sombra, usando um chapéu e roupas de proteção e bebendo muita água manterão o perigo sob controle.

Outro fator de extrema relevância para a saúde de toda a família é a ingestão abundante de água potável. As crianças têm menor probabilidade do que os adultos de se lembrarem de beber líquidos – especialmente quando se divertem brincando lá fora -, por isso precisam da sua ajuda. Nunca se esqueça que a criança se desidrata muito mais facilmente do que o adulto. O simples aumento da temperatura já é capaz de trazer complicações a um bebê, por exemplo. Enfim, não há como negar que as férias de verão são uma delícia, mas é preciso tomar alguns cuidados nessa época. Por isso, redobre a atenção com a proteção da pele para evitar queimaduras e até câncer. E ainda, esteja atento à alimentação e tome bastante líquido para evitar a desidratação do organismo. Seguindo essas dicas, você terá momentos de lazer agradáveis e poderá aproveitar a época com mais segurança e tranquilidade!