Além dela, a genética desempenha papel importante no quadro

Quando enxergar objetos distantes é complicado, mas é fácil ler um livro de perto, pode ser um sinal de miopia. É uma condição bastante comum que pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato e mesmo cirurgia.

No caso da miopia, o problema está nos olhos que se alongam além do tamanho normal, ou seja, a luz que entra não focaliza corretamente. Isso pode ser causado por inúmeros fatores, incluindo a genética, que  desempenha um papel importante. Porém, a epigenética – o ambiente em que a criança vive e cresce, é o fator mais relevante.

O fato de o número de míopes estar aumentando preocupa a comunidade médica. O impacto da tecnologia registrou um boom nos últimos anos e está sendo apontado como um dos vilões.

Por exemplo, foi observado um rápido aumento nos problemas visuais desde a introdução do smartphone em 2007. Embora o dispositivo em si não emita radiação prejudicial, ele exige que o usuário leia sua tela a uma distância de 20 cm, em vez da distância normal de 45 cm a 50 cm.

A iluminação ambiente também merece atenção porque o uso de lâmpadas fluorescentes também pode promover a miopia. Quando um tablet é usado nesse ambiente, o efeito é multiplicado por dez.

Ao contrário dos livros impressos em papel, as telas dos tablets e dos computadores também estão associadas opticamente ao estímulo de miopia por conta da luminosidade excessiva. Seu uso prolongado pode trazer danos irreversíveis à visão.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o número de casos saltará dos 1,95 bilhão atuais para 3,36 bilhões em 2030.