Desafio é tornar os estudos mais prazeroso e significativo

A maioria das crianças, quando iniciam na vida escolar, são como esponjas, ansiosas para agradar e absorver conhecimento. Mas à medida que vão crescendo, sua motivação geralmente diminui e as atividades escolares se tornam uma tarefa árdua. Às vezes, isso também acontece porque a criança tem TDAH, ansiedade, desafios sociais ou dificuldade de aprendizagem, por exemplo.

Tudo isso gera preocupação para a família, quando esta deseja que seus filhos alcancem todo o seu potencial. Por mais difícil que seja enfrentar o insucesso, é uma oportunidade de se conectar com a criança e ajudá-la a desenvolver uma motivação interna que servirá muito além da escola e em todos os aspectos de sua vida.

Mas como incentivar as crianças a se tornarem melhores alunos? Embora alguns pais ainda acreditem que as táticas de intimidação e medo possam ajudar a motivar as crianças a terem um desempenho melhor, isso pode funcionar a curto prazo, mas certamente não sustentará a motivação e pode criar ressentimentos.

A maneira mais eficaz de ajudar os pequenos a alcançar seus objetivos e se tornarem motivados internamente é ensiná-las sobre o propósito. Os seres humanos são naturalmente curiosos e, portanto, fazer a conexão entre o valor intrínseco do aprendizado e o propósito não é difícil, especialmente quando as notas e o desempenho não são enfatizados demais e o aprendizado é visto como o objetivo final.

Ao ajudar as crianças a se envolverem mais na aprendizagem e, portanto, serem melhores alunas, os pais as ajudam a entender como e por que aprender é importante para elas.