Você sabia que os índices de obesidade no país são alarmantes? Cerca de 30% das crianças e adolescentes no Brasil estão muito acima do peso recomendado.

Os motivos são os mais diversos, desde as horas que eles passam em frente aos computadores e televisores até a alimentação inadequada, composta principalmente pelo excesso de fast food e alimentos industrializados. Porém, com um bom exemplo ao lado, os jovens podem se sentir muito mais motivados a cuidar da saúde.

É importante que os pais se preocupem com a saúde dos seus filhos e, claro, com seus hábitos também. Muito além de falar, os pais podem dar o exemplo. Então, que tal exercitar em família?

Para ajudar nesse desafio e colaborar para uma vida mais ativa e saudável, conheça cinco dicas para sair de vez do sedentarismo. Confira!

1 – Caminhadas perto de casa

Um bom começo para abandonar o sedentarismo é caminhar perto de casa. Para isso, basta colocar tênis e roupas apropriadas. Comecem com o ritmo que achar mais confortável e aos poucos vá acelerando as passadas. O ideal é manter um ritmo acelerado com o tempo. Dêem voltas pelo quarteirão e vão alternando as rotas conforme acharem melhor, iniciando com uma caminhada de 30 minutos uma vez por semana. Assim que estiverem mais confiantes, aumentem o tempo, a distância e os dias de exercício físico para manter uma frequência mais eficaz.

2 – Deixem o carro mais vezes em casa

Precisam ir à padaria? À farmácia? Tentem ir a pé. O mundo moderno faz com que o carro seja cada vez mais utilizado devido ao conforto e praticidade e isso faz com que as pessoas fiquem mais tempo sentadas. Para abandonar o sedentarismo é preciso deixar o carro mais tempo em casa, por isso aproveitem as oportunidades que tiverem de caminhar. Procurem padarias, mercados e farmácias perto de casa. Levem o cachorro para passear. Convidem amigos para caminhar e aproveitem para colocar o papo em dia.

3 – Façam passeios de bicicleta

Avaliem fazer um investimento em uma bicicleta que atenda às suas necessidades, há vários modelos com um bom custo-benefício. Com ela vocês poderão ir a parques, passear ou apenas vislumbrar o sol de pôr em um fim de tarde. Comecem pedalando o suficiente para sentirem que estão fazendo esforço e, conforme estiverem mais acostumados, aumentem as pedaladas e a distância.

4 – Aprendam a gostar de escadas

Se vocês moram em um prédio, troquem o elevador pelas escadas. O mesmo vale para o ambiente de trabalho ou qualquer lugar que tenha a oportunidade de subir e descer degraus. Esse tipo de exercício melhora consideravelmente o condicionamento físico e fortalece os músculos das pernas.

5 – Conheça melhor o seu bairro

Sair mais vezes de casa faz com que vocês fiquem mais tempo em movimento sem perceber, ainda mais se houver bares, restaurantes, lojas e feiras por perto para conhecer. Por isso, reservem algumas horas para conhecer algo novo no seu bairro, isso também estimula o cérebro e a memória.

Não é preciso seguir todas essas dicas para sair do sedentarismo, basta encontrar a que for mais adaptável às suas necessidades. O importante é manter o foco e a frequência. O bem-estar e os benefícios chegam com o tempo. Movimentem-se!