Além de ensinar, professores formam alunos éticos e cidadãos

Por Profa. Maricelma Martins Silva, coordenadora da Escola Cristã Jundiaí

Há quem diga que o desejo de ser professor já vem desde o ventre materno.  Outros se descobrem professores em nobres ou em situações inusitadas. Seja como for, é inegável a influência de um professor! Pessoa única, movida por uma paixão que ela mesma não é capaz de descrever.

Profissão que começa com um chamado, uma missão! Que começa com o estudo pessoal e um incansável sabor de busca iniciado muito antes do sinal tocar, começa com o planejamento da aula, com a escolha das melhores estratégias, com a reflexão e análise do tempo, dos recursos e das estratégias de intervenção para cada aluno.

Tudo bem pensado e cuidadosamente preparado para o grande encontro. O encontro dos saberes, dos olhares sorridentes, da expectativa do que há por vir, do ar maroto de “agora entendi, Pro!”. Tudo preparado para o grande encontro com a razão de ser de todo professor: “o aluno”!

“Bom dia, Pro” ou “E aí, Sor?”, seja qual for a saudação, é alegria no coração. O prazer da leitura das primeiras palavras, dos sons que começam a se juntar, das conclusões que vão se construindo e das dificuldades que vão sendo vencidas e abandonadas pelo caminho. O brilho nos olhos das novas descobertas, o desvelar dos conteúdos unindo-se e fazendo sentido, são as melodias preferidas do professor! Além é claro do “auê” gostoso da hora do intervalo, dos momentos de grupos e de descontração, das gargalhadas e surpresas que aquecem o coração.

Missão que segue para além dos muros, além dos muros da escola agora dentro dos muros do lar. Hora de replanejar, de fazer as correções, de quebrar a cabeça e pensar como prosseguir, onde revisar ou até em como recomeçar. E por que não dizer em que há momentos em que é hora de deixar as lágrimas caírem e confiar-se ao grande mestre Jesus, silenciar e d’Ele ouvir.

É preciso prosseguir! A missão grita a cada raiar do dia, como um renovo, como um propósito, como um farol iluminando o caminho e certificando, como que imprimindo na alma do professor a certeza de que seu chamado deixa marcas na eternidade.

Feliz Dia dos Professores a todos os insubstituíveis arquitetos do saber!