Após rigorosa avaliação, alunos e corpo docente comemoram certificação

Pela primeira vez, Jundiaí passa a contar com uma entidade certificada como Escola Farol em toda a região. Isso porque a Escola Cristã acaba de receber a certificação do programa Líder em Mim, através da Franklin Covey e Somos Educação, em evento realizado na capital paulista.

Mês passado, representantes da organização norte-americana e da Somos Educação visitaram a escola para ver de perto a implementação do sistema que desenvolve práticas de liderança e habilidades socioemocionais em estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Anos Finais. A certificação é válida por quatro anos, sendo que, a cada dois anos é realizada uma avaliação para a recertificação.

A metodologia aplicada entre os estudantes é embasada no livro “Os 7 Hábitos da Pessoas Altamente Eficazes” e, por isso, eles são levados a refletir sobre formas diferentes de enxergar as situações, mudar comportamentos e, assim, alcançar resultados diferentes e consistentes nos aspectos de liderança, cultura escolar e desempenho acadêmico, por exemplo.

“A implantação do sistema de aprendizagem socioemocional ajuda os alunos a se conhecerem melhor, o que gostam de estudar, a aprender de maneira mais eficaz, a identificar o que os faz desistir, no que costumam errar, quais são as emoções que os dominam, além de ajudá-los a construir relações mais positivas, a pensarem no outro, cultivarem ambientes de liderança e, enfim, serem protagonistas das suas próprias vidas”, comenta o mantenedor da Escola Cristã, Harold Walker. O programa Líder em Mim está presente em cerca de 3.500 escolas em mais de 50 países ao redor do planeta, desenvolvendo as habilidades fundamentais para enfrentar os desafios do século XXI. A proposta é formar alunos que sejam proativos, empáticos, organizados e que saibam trabalhar em grupo, além de construir e manter relações interpessoais saudáveis. A liderança exercida de dentro para fora é o objetivo do programa.