Erupção cutânea, coceira e falta de ar são sintomas clássicos

Uma alergia alimentar é uma condição na qual certos alimentos desencadeiam uma resposta imune anormal.  Curiosamente, embora seja possível qualquer alimento causar uma alergia, a maioria das alergias alimentares são causadas por apenas oito alimentos.

Para pessoas que têm alergia alimentar, mesmo a exposição a quantidades muito pequenas do alimento em questão pode causar uma reação alérgica. Os sintomas podem ocorrer alguns minutos após sua ingestão ou algumas horas mais tarde.

Em casos mais graves, uma alergia alimentar pode causar anafilaxia. Os sintomas, que podem surgir muito rapidamente, incluem uma erupção cutânea com comichão, inchaço da garganta ou da língua, falta de ar e tensão arterial baixa. Alguns casos podem ser fatais.

Com frequência, algumas intolerâncias alimentares são confundidas com alergias alimentares. No entanto, intolerâncias alimentares nunca envolvem o sistema imunológico. Isso significa que, embora possam afetar severamente sua qualidade de vida, elas não levam à morte.

As verdadeiras alergias alimentares podem ser divididas em dois tipos principais: anticorpo IgE ou anticorpo não IgE. Anticorpos são um tipo de proteína do sangue usada pelo sistema imunológico para reconhecer e combater infecções.  Em uma alergia alimentar IgE, o anticorpo IgE é liberado pelo seu sistema imunológico. Em uma alergia alimentar não-IgE, os anticorpos IgE não são liberados, e outras partes do sistema imunológico são usadas para combater a ameaça percebida.

Conheça os alimentos que mais causam alergia:

  1. Leite de Vaca
  2. Ovos
  3. Oleaginosas
  4. Frutos do mar
  5. Trigo
  6. Soja
  7. Peixes