Os benefícios da fé e da oração são estudados desde os anos 80 no Brasil

A adversidade chega até nós a partir do momento em que nascemos. Os bebês ficam com fome e cansados. E à medida que as crianças se desenvolvem na adolescência, a vida se torna cada vez mais complicada. O início dos relacionamentos, a mudança de escola e o exercício da independência – o próprio material do crescimento – criam naturalmente situações estressantes para todas as crianças.

Nesse sentido, a ansiedade e a agitação, já tão comuns no mundo atual, podem se intensificar e provocar uma série de desconfortos. A boa notícia é que a prática da oração pode ser uma aliada poderosa e, por isso, vem sendo cada vez mais adotada.

Independentemente da causa da ansiedade ser algo de momento ou um distúrbio, a oração pode ajudar, pois ela ajuda a acalmar, diminui a tensão e consegue nos transportar para fora da situação. A conexão com Deus nos faz compreender que a ansiedade excessiva não nos vai ajudar naquele momento e ajuda a restabelecer a calma em momentos de pico e também a prevenir os momentos ansiosos.

Os benefícios da fé e da oração são estudados desde os anos 80 no Brasil. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a fé influencia na saúde física, mental e biológica. De acordo com os centros de pesquisas, os benefícios da oração têm embasamento científico na manutenção da saúde. Ainda de acordo com os estudos, pessoas que oram vivem mais e são mais felizes que a média da população. Após o diagnóstico de uma doença, por exemplo, elas apresentam níveis menores de estresse e menos inflamações. E as pesquisas destes centros vão além. Apontam que a esperança gerada pela fé tem poder significativo na saúde e no bem-estar, associadas a menores níveis de mortalidade, uso de drogas, depressão, entre outros.

É por isso que, somada aos acompanhamento da escola, a prática abre caminho para o desenvolvimento integral dos alunos. Na verdade, também para as crianças, orar pode oferecer alívio para quaisquer dificuldades que elas possam encontrar na vida.

Os pequenos são particularmente beneficiados com a oração porque, enquanto nossos cérebros se desenvolvem constantemente ao longo de nossas vidas, as conexões dos circuitos pré-frontais são criados com maior rapidez durante a infância.

Para Lisa Miller, diretora da Clínica de Psicologia e diretora do Instituto de Espiritualidade para o Corpo e  Mente, da Universidade da Columbia, pessoas que costumam orar com frequência tendem a ter um córtex cerebral mais espesso, que é associado ao menor risco de depressão, ansiedade e estresse.

Diante disso, a prática da espiritualidade pode ser usada como recurso terapêutico e estratégia de enfrentamento e o resultado contém a produção de comportamentos e sentimentos como a esperança, o amor e a fé, o que pode oferecer significado para a vida de crianças e adultos.