Após a repercussão de vídeos, escolas se posicionaram sobre o assunto

Uma moda perigosa tem chamado atenção em todo o país: a chamada Trend do Corretivo. Em vídeos que viralizaram nas redes sociais, estudantes cheiram pó de corretivo simulando o uso de cocaína.

A prática se popularizou entre alunos de várias escolas, públicas e particulares. Giz e borracha também são usados para preparar o pó, que chega a ser fumado e vendido em sala de aula.

Como famílias e escolas estão em alerta, algumas entidades já enviaram comunicados alertando os pais sobre o que está acontecendo, pois além de causar problemas à saúde, os vídeos estimulam o consumo de drogas.

“Apesar de não ser um entorpecente, sabemos que a inalação do produto pode causar problemas nas mucosas do nariz e agravar quadros de rinite ou sinusite, além de haver risco de intoxicação. Na escola trabalhamos preferencialmente com a prevenção e conscientização dos malefícios da prática. Essas ações costumam ser efetivas, no entanto, como último recurso diante daqueles que insistirem com esses atos, é possível a escola aplicar advertências aos alunos e alertar os pais”, explica a diretora da Escola Cristã Jundiaí, Rosângela Jayme.

Para isso, segundo a diretora, a escola desenvolveu com a comunidade escolar uma cultura de liderança e investiu na formação de habilidades socioemocionais. “Utilizamos do processo “Líder em Mim” baseado nos princípios dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Assim, estabelecemos consistentemente na escola práticas de reflexões, pensamento crítico e a importância de tomar decisões responsáveis. Deste modo, preparamos nossos alunos a serem menos vulneráveis diante de modas passageiras, como esta do corretivo”, explica.

www.escolacrista.com.br