Com frequência, nos acostumamos com as riquezas que nos rodeiam e acabamos deixando de dar o devido valor. Passamos a  admirar apenas o que é distante e de difícil acesso. Apesar disso, na ECJ, estamos sempre atentos às potencialidades da nossa cidade, visando promover aprendizagem de alta qualidade.

Pensando nisso, embarcamos em uma aventura com os alunos do 8º ano para explorar o mundo das plantas no Jardim Botânico de Jundiaí. A botânica é um dos temas abordados nas aulas do 8º ano, mas não precisa ser entediante aprender sobre elas.

Após algumas aulas teóricas, jogos, exercícios e atividades realizadas na escola, os alunos já estavam prontos para aproveitar a visita ao Jardim Botânico, relembrando, reforçando e expandindo seus conhecimentos.

A visita guiada permitiu aos alunos a proximidade com o objeto de estudo, através da conexão com a natureza. Durante o passeio, eles puderam compreender mais sobre espécies da mata atlântica e cerrado, os ciclos reprodutivos dos vegetais, exemplares medicinais, plantas alimentícias não convencionais; bem como detalhes de estruturas, como frutos, sementes, folhas e espinhos adaptados.

O tour monitorado do programa de educação ambiental também proporcionou a compreensão sobre o papel das instituições, como o Jardim Botânico, na conservação, pesquisa e educação.

Para finalizar com chave de ouro, os alunos receberam a tarefa de organizar suas experiências em um relatório, onde puderam registrar seus melhores momentos, descobertas preferidas e fazer uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental.

A iniciativa da escola de aproveitar espaços públicos para fomentar a aprendizagem e valorizar ações locais pode servir de inspiração para que os cidadãos façam o mesmo.

Que tal, então, reunir a família para uma visita ao Jardim Botânico de Jundiaí? Sempre é uma boa ideia desfrutar da natureza e da companhia daqueles que nos fazem bem.

Profª Maísa Lopes