“El teatro es poesía que se sale del libro para hacerse humana.”
(Federico García Lorca, poeta español)

Durante o primeiro bimestre, os alunos do 9º A ano estudaram o texto dramático como gênero textual. Eles prenderam sobre a origem romana desse texto literário, assim como as características de uma peça teatral: divisão em atos (actos), cenas (escenas), diálogos (diálogos) e rubricas (acotaciones).

O teatro funciona como um elemento motivacional e lúdico. Foi a partir dele que os alunos aprenderam a escrever pequenos diálogos de uma obra teatral, representaram personagens e diferentes  situações ao longo do bimestre. Grandes escritores surgiram dessas aulas! Nessas dinâmicas divertidas foram aplicadas e avaliadas as quatro habilidades próprias de uma língua: ouvir, falar, escrever e ler.

Para concluir o conteúdo de acordo com a ideia “O texto teatral é escrito para ser representado”; os alunos criaram uma breve peça teatral sobre um conflito familiar cotidiano. Os temas foram variados, como o excesso do uso do celular, notas vermelhas, discussões com os irmãos.

Para realizar tal desafio, já muito empolgados e interessados, os alunos reuniram-se em grupos de quatro indivíduos e, assim, foram orientados. Em sequência, escreveram os diálogos, ensaiaram a apresentação e improvisaram a montagem do cenário!

As apresentações foram incríveis! O público (os colegas), empolgadíssimo, aplaudiu em pé algumas das peças!

Após a apresentação, os alunos ficaram entusiasmados e deram suas opiniões sobre todo o processo: diálogo dos personagens, os atores e a montagem da peça, Demonstraram ser excelentes críticos. Elogiaram, fizeram algumas críticas quanto à atuação dos atores e aconselharam colegas para modificar alguns dos diálogos.

Os estudantes mostraram que todos podem ser grandes “actores”!

Será que algum dia os alunos estarão participando de um grande filme hispano falante no cinema? Quem sabe?