Os Sistemas do Corpo Humano, um conteúdo programático na BNCC, traz uma série de  habilidades para serem trabalhadas nas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II.

Por ser um conteúdo complexo e extenso e pensando em deixá-lo mais didático e que estimulasse a construção do conhecimento pelo próprio aluno, foi proposto às turmas que realizassem um trabalho em grupo, tendo  a liberdade de escolher os membros, bem como o sistema preferido do grupo.

Fazia parte do  trabalho os alunos representarem os seguintes  sistemas: circulatório, respiratório, reprodutor feminino e masculino, endócrino, nervoso ou digestório em  um modelo do próprio corpo, desenhado por eles em sala de aula, em um papel pardo.  Além da representação, em que os alunos tiveram a liberdade de escolher o material que mais lhe agradasse,  eles explicaram o funcionamento e a função de cada órgão dos sistemas mencionados.

Apesar da ansiedade e a insegurança dos alunos, no momento da explicação tudo aconteceu em perfeita harmonia e com grande qualidade por parte deles, que demonstraram conhecimento e domínio do conteúdo explanado.

Confira as fotos, pois vale a pena ver o trabalho bem realizado, conseguindo atingir o objetivo maior, que consiste em os alunos desenvolverem a construção de seu próprio conhecimento com o auxílio da professora como mediadora, que os norteia e os ensina a “pescar”.