Novos caminhos na pós-pandemia

O 21º Seminário da Escola Cristã Jundiaí aconteceu na nossa cidade com todos os seus profissionais e participantes vindos de outros estados. Claro, respeitando todos os protocolos devido à pandemia.

Começamos ouvindo Vinicius Garcia Freaza com o tema:

“Educação baseada em evidências”

Como foi importante sabermos que os dados podem garantir a aprendizagem e muitos trazem robustez ao que está sendo feito. Através dos dados avaliativos podemos priorizar as lacunas do aprendizado.

O que pode ser medido, pode ser melhorado. Peter Drucker

Harold Walker:

“Como preparar uma nova geração?”

A Escola Cristã Jundiaí reforça os valores cristãos alinhados com as famílias, pois crê no tripé – igreja, família e escola. Como preparar a nova geração? Como a desejamos? Quais as suas características?

Nossa visão é “Informar a mente e formar o caráter.” Os valores devem ser plantados e cultivados para formar uma geração com princípios. Contamos com as famílias, trabalhando em sinergia, para garantir benefícios mútuos.

Solange Rosa, em nosso momento devocional, abordou o tema:

“Frutificar”

O que você vê? Ali, naquele local, víamos nossos colegas de profissão, amados por Deus. Todos nós sabemos que fomos escolhidos para trabalhar na Escola Cristã e dar frutos que permaneçam – amor, paz e alegria. As circunstâncias podem nos abater, mas devemos permanecer firmes, pois estamos no controle de nossas atitudes e através da renovação contínua, buscamos a paz do Espírito e ela nos invade.

Somos como árvores com raízes fortes, nosso caráter, crescemos e frutificamos ao conquistar nossa vitória pública, nossos relacionamentos harmoniosos capazes de construir um mundo melhor.

Alana Landin, integrou toda a equipe com a música “Aquarela” e nos convidou a voltar no tempo, fazendo conexão com Projetos que não são fechados em si, pois exploramos todas as possibilidades com intenção de fazer algo para o agora e o futuro, com um plano detalhado em etapas.

“Contaram-me e eu esqueci. Vi e entendi. Fiz e aprendi.” Confúcio

Igor Miguel abordou o tema:

“Cosmovisão – uma abordagem educacional”

Nosso desafio, como Escola Cristã, diz respeito à integridade, pois educação cristã é muito mais que aprender valores. A pedagogia é caracterizada pela intencionalidade, ou seja, saber aonde se quer chegar e criar procedimentos para tal fim, com a clareza de que nossas atitudes farão a diferença.

Todo educador tem uma visão do mundo e não deve estar alienado às filosofias ao redor. A nossa visão é a cosmovisão criada por Immanuel Kant e o que determina nossa pedagogia é o que amamos.

João Paulo, da cidade de Botucatu, mostrou como podemos buscar a paz, assim como buscamos o ar.

Como foi seu ano de 2020? Dificuldades, distância social, falta de esportes… A pandemia trouxe a percepção do que é a paz. Ela está presente onde há segurança. É o sorriso do Criador refletido na nossa alma. É a sinergia das diversidades que nos completam.

Luciana Patrocínio abordou o tema:

“Como podemos integrar a formação socioemocional ao currículo”

As memórias que permanecem são as que nos fazem sentir. A palestrante apresentou o foco da BNCC nas competências e habilidades. O currículo socioemocional trabalha o comportamento do aluno, tornando-o mais independente e confiante. Todos nós somos modelos inspiradores.

Para fechar o 21º Seminário de Educadores Cristãos, ouvimos Harold Walker que nos levou à reflexão:

“Estabilidade em tempos instáveis”.

Uau! Isso é possível? Sim, precisamos voltar nosso olhar para nós mesmos, pois nossa imunidade é determinante. Alimentação e exercício físico são essenciais; lazer e descanso trazem saúde. Desenvolvendo as quatro dimensões de nossa vida: mental, física, espiritual e emocional, estaremos em equilíbrio e renovação constante.

Os tempos são instáveis e, na educação, devemos ser resilientes e adaptáveis. Nossos medos devem ser colocados nas mãos Daquele que tem o verdadeiro amor, pois Ele tem o controle de tudo. Devemos colocá-lo diante de nós intencionalmente. O resultado será a paz que é transmissível.

Aprenda o caminho da estabilidade, compartilhando o aprendizado e as emoções que nos sustentam, ouvindo o outro com a intenção de compreender os seus sentimentos e agindo com empatia para fortalecermos nossos relacionamentos.

Você que ficou curioso com os assuntos do nosso Seminário? Acesse as palestras através do link abaixo:

Assista às palestras do 21º Seminário de Educadores Cristãos

Outros momentos impactantes:

Caixa misteriosa, máscaras personalizadas, foto lembrança, quadro para as expectativas 2021, banner sobre empatia.

Keila Zilli Rédua Cabral

Educadora Musical da ECJ