Ano de 2020, tempo de pandemia: escola vazia, silêncio nas salas de aula e parque na solidão.

Neste ano de 2021, ao retornar às aulas presenciais com 35% da capacidade permitida, a turminha do 1ºC (período da tarde) resolveu dar uma repaginada no canteiro que ficou abandonado no ano passado. Durante a aula de ciências, as crianças foram levadas ao local que já estava preparado com terra nova e adubada. Brincaram e “afofaram-na” com as mãos! Foi uma alegria só! Fazia tempo que algumas crianças não experimentavam essa sensação.

Em seguida, a professora distribuiu sementinhas de girassol, sugestão do livro de ciências Bernoulli e, uma após outra, as crianças foram fazendo buraquinhos e plantando as sementes.  A terra foi regada com água abundante.

A expectativa de ver as sementes germinarem era muito grande!

Nesse período, alguns alunos precisaram se ausentar do presencial e migrar para as aulas remotas, mas o desafio de plantar uma semente com a família foi lançado. Alguns compartilharam suas fotos.

Agora, a turminha aguarda ansiosa pelo processo de crescimento dos girassóis e, enquanto isso, os registros vão sendo feitos no livro de ciências. Algumas mudinhas já estão à mostra e o canteiro está começando a ter uma outra carinha… Um carinha de esperança!

Professora Karina Rabelo Belli Camargo