Pular para o conteúdo
Última atualização 2025

 

O que é Bullying

Bullying é uma palavra de origem inglesa que significa ameaçar, agredir ou intimidar alguém. Pode ser definido como agressão verbal, material, sexual, virtual e psicológica de maneira intencional e recorrente, e com desequilíbrio de forças, ou seja, entre um aluno mais forte fisicamente com um menos forte ou mais velho com um mais novo, ou um mais arrojado com um mais tímido etc. Os acontecimentos entre pares devem ser tratados, pelo menos a princípio, como conflito. O bullying é classificado como: 

Os verbos que comumente caracterizam ações de violência psicológica são: apelidar, ofender, zoar, provocar, sacanear, humilhar, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, dominar, ridicularizar. Em relação às ações de violência física são: agredir, apertar, bater, beliscar, chutar, cuspir, morder, empurrar, ferir, roubar ou quebrar pertences.

Os envolvidos na prática do Bullying são: 

Ações iniciais  da Escola nas Intervenções Antibullying:

Idealmente, a vítima será ouvida primeiro e depois o agressor. Se for um grupo de agressores, eles devem ser ouvidos separadamente.

O mediador deverá fazer um resumo dos fatos ocorridos. Deverá manter uma atitude de respeito e interesse sem críticas. Deve também ouvir e considerar as sugestões dos alunos para os problemas apresentados. Se as sugestões forem ruins, o mediador deverá questionar quais seriam as consequências, caso a sugestão fosse aceita. Finalmente, cada aluno deverá se comprometer em adotar a solução encontrada. 

Procedimentos da ECJ no combate ao Bullying:

Resumindo, a Escola irá trabalhar continuamente na prevenção, na identificação e na intervenção imediata sempre que algum caso for informado.