Antigamente, as verduras e os temperos eram vendidos de casa em casa, em cestos, carrinhos de mão, carroças, caminhão com alto-falante ou nas mercearias. Depois eles passaram a ser vendidos nos mercados e feiras livres, em cidades maiores.

Hoje, a maioria da população compra esses produtos nos supermercados e hipermercados e ela acha uma beleza! Alguns já estão até lavados e prontos para o consumo.

O conteúdo de Ciências, no material Bernoulli, abordou o plantio e os alunos participaram de um projeto cujo objetivo foi levá-los a perceber a relação entre o homem e o ambiente, a fim de despertar o interesse deles para o cultivo de alimentos e temperos.

A proposta apresentada para os alunos visou à montagem de uma pequena horta, com vasos feitos de garrafas PET. Para a “plantação”, escolheram o manjericão que, além de ser delicioso, também ajuda a afastar insetos indesejáveis (como mosquitos e pernilongos), pois estes não aceitam o aroma exalado pelo manjericão.

Os alunos do 1º A e 1º D observaram a facilidade do plantio e do cultivo. Vivenciaram a importância e o conhecimento do processo básico de germinação das plantas, conscientizando-se do quanto é importante consumirem alimentos saudáveis e nutritivos.

Sabendo que precisam dos alimentos para sobreviver e que estes são produzidos pela terra, os alunos montaram uma horta individual. Essa foi uma excelente oportunidade para manusearem a terra e para perceberem a relação entre alimento, sobrevivência e cultivo, além de sensibilizarem-se com a importância da preservação do planeta. O trabalho tornou-se ainda mais rico quando eles aprenderam a plantar e a colher o tempero.

O fato de a horta ter ficado vistosa não é o mais importante num trabalho desse tipo. O que realmente interessou foi que os alunos criaram responsabilidades em torno de tudo o que diz respeito à natureza e também aos lugares em que vivem, como a escola ou a própria casa.