Durante a aula de Educação para o Pensar, os alunos escolheram o tema “ Problema Familiar” para discutir em sala de aula. A discussão foi excelente, alguns citaram algumas dificuldades que gostariam de superar. Abaixo, há os depoimentos de dois alunos que colocaram em prática o que foi debatido.

Depoimento do aluno Ruan – 9º A

“Na aula de Educação para o Pensar, foi eleito o tema ‘Problemas Familiares’. Cada aluno falou um problema frequente que ocorre nas famílias de hoje e vários exemplos foram citados. Minha família tem dificuldade em sair todos juntos, porque meus pais trabalham muito, então, se torna quase impossível sairmos nós quatro: eu, meu pai, minha mãe e meu irmão.

Quando contamos nossos problemas, a professora Edna propôs um desafio para que eu tentasse sair com minha família.

Cheguei da escola e aproveitei que todos estavam reunidos e fiz a proposta de irmos ao Parque da Cidade andar de bicicleta num sábado, após o feriado prolongado. Confesso que não foi fácil, porque eles tentaram ‘fugir’, mas eu disse com uma voz de autoridade: ‘Não marquem nada, nós vamos a este passeio!’ Minha família riu e aceitou!

Sábado foi um dia incrível, porque fazia tempo que não saíamos os quatro juntos. Foi bastante legal essa oportunidade de reunir a família! Resolvi meu problema, graças à aula e à motivação da professora Edna.”

Depoimento da aluna Julia – 9º A

“No último bimestre na ECJ, durante as aulas de Educação para o Pensar, foi abordado o tema ‘Problema Familiar’.

Contei minha dificuldade familiar em sala de aula e fui desafiada pela professora Edna para tentar resolver a questão. Eu tinha que me aproximar do meu padrasto, João, porque estávamos distantes um do outro.

Passei mais tempo com ele fazendo coisas que nós gostamos e agora estamos bem.

Amei essa experiência e as aulas sobre esse tema, espero continuar aplicando o que aprendi.”