Compreender para ser compreendido é o que diz o 5º hábito do Líder em mim, programa utilizado em nossa escola para promover mudanças de paradigmas na vida dos alunos, incentivando-os a serem líderes proativos através de disciplina e encorajamento.

Esse hábito nos ensina que ouvir com atenção e respeito o que o outro tem a nos dizer é um ótimo exercício para crescermos no conhecimento sobre o mundo e sobre nós mesmos. Isso, com certeza, é um grande desafio em uma sociedade tão autocentrada e tão egoísta como a nossa em que nossos filhos já nascem com o entendimento de que devemos receber toda a atenção, devemos ter todos nossos pedidos atendidos e que parar para ouvir alguém é perda de tempo já que eles não têm nada a nos ensinar.

A palavra de Deus nos mostra que o maior problema do homem sempre foi ouvir a ele mesmo em vez de ouvir e obedecer a Deus. Foi pelo fato de ignorarem o que Deus havia pedido que o pecado entrou no mundo através de Adão e Eva.  Desde então nossa inclinação é sempre de obedecer a nós mesmos, atender o desejo do nosso coração, defender os nossos pontos de vista. E, no final, chegamos à conclusão de que estamos sempre certos na soberba e na arrogância que nos fazem reis do nosso pequeno mundo egoísta.

Ouvir com o coração tentando entender o que o próximo tem a nos ensinar é uma tarefa muito difícil num contexto no qual as pessoas não acreditam que podem aprender algo com o outro. Um exemplo disso se dá quando tentamos aconselhar ou corrigir nossos filhos que, com toda ira e cólera de seus corações, esbravejam: “Eu sei!”, “Você não sabe de nada!” “Não vou fazer isso!” Ou quando um professor dá uma ordem para seu aluno e ele ignora seu pedido. Ainda que predomine o silêncio sabemos que essa atitude demonstra que dentro dele existe um rebelde dizendo que simplesmente não se importa! O que para nós soa como uma tremenda falta de respeito para eles soa como: “Não fiz nada de errado!”, “Estou apenas buscando meus direitos!”

Para direcionarmos nossos filhos sobre a importância de ouvir com o coração precisamos fundamentá-los não apenas no 5º hábito, mas no 5º mandamento bíblico que diz: “Honra teu pai e tua mãe para que você tenha uma vida longa na terra que o Senhor Deus lhe dá.” (Êxodo 20:12). Esse mandamento não diz respeito apenas à obediência aos pais, mas também a todas as autoridades constituídas por Deus.

O nosso papel como pais é levá-los ao entendimento de que ao honrar as autoridades estão honrando a Deus e que não existe melhor maneira de crescermos do que ouvi-las com respeito e com o coração. Eles devem entender que a obediência nos promete um caminho de paz e de bênçãos que só serão alcançadas através de um coração que ama primeiramente a Deus.

Thais Castanha