Melhores Práticas

O projeto “O valor de uma atitude”, que já é parte da cultura da Escola Cristã Jundiaí, consiste em auxiliar financeiramente uma instituição ligada à educação, atendendo uma necessidade específica.

Há três anos, o projeto ganhou força com o uso da metodologia “Líder em Mim” e criou-se o Dia da Liderança. Hoje já se percebem os hábitos e os princípios de liderança sendo utilizados em cada etapa de desenvolvimento.

Mencionando o Dr. Stephen R. Covey, que explicita que “Liderança é comunicar às pessoas seu valor e seu potencial com tamanha clareza que elas se sintam inspiradas a vê-los em si mesmas”, nota-se o hábito ganha-ganha atuando no objetivo do projeto: a instituição se beneficia financeiramente e os alunos ganham ao descobrirem o potencial que possuem de transformar, para melhor, a realidade de outras pessoas.

As ferramentas de liderança e o Hábito 2, “Comece com o objetivo em mente”, permeiam o processo de organização e arrecadação de fundos para doação. As metas são definidas e o progresso é acompanhado por todos.

É durante esse processo que a “mágica” acontece. São pais, alunos, funcionários e comunidade, juntos, formando um movimento que vai se agigantando, tomando forma e mobilizando pessoas que mal conheciam a escola. São avós fazendo doces, são tias construindo formas artesanais e são crianças maravilhadas com a percepção de que podem doar o tempo de trabalho.

Cria-se então Sinergia. Ideias são apresentadas, diferenças são levadas em conta e respeitadas. Os pontos fortes são otimizados e as pessoas passam a se abrir a novas ideias, ideias melhores.

O que emociona nesse movimento é observar o empenho de pais e filhos que não poupam esforços, trabalhando inclusive, além do horário escolar, assim como as turmas do 5º ano que promovem a venda de picolés no portão da escola. É uma grande festa!

As crianças abordam as pessoas, “gritam” os sabores oferecidos e comemoram com palmas cada simples picolé vendido. É lindo de ver, emociona! E qual é o “valor” do picolé? É a formação de uma geração que deixa de olhar somente para si ou para a ilusão das imagens perfeitas das mídias sociais. É a formação de pessoas que olham ao redor e descobrem em suas ações o potencial para transformar vidas, o potencial de uma verdadeira liderança.