O uso da tecnologia educacional na sala de aula

A importância da tecnologia educacional

A tecnologia vem se inovando a cada dia. Para a nova geração, essas tecnologias têm o propósito de facilitar os processos do dia a dia, de entreter o usuário e prender a sua atenção com mais facilidade.

Mas a tecnologia educacional não deve ser vista como uma inimiga, pelo contrário, ela é uma grande aliada. Veja alguns benefícios que podem ser retirados das tecnologias na sala de aula:

Ensino adaptativo: as tecnologias de ensino podem ser utilizadas para facilitar o processo de identificação das dificuldades dos alunos. Além disso, viabilizam a personalização do ensino de forma mais prática.

Atividades cognitivas: crianças e adolescentes desenvolvem uma série de habilidades cognitivas através dos estímulos que a tecnologia oferece.

Estudantes preparados para o futuro: o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, e possuir certas habilidades pode ser a diferença entre um candidato ou outro. Um dos pré-requisitos mais comuns é a familiaridade com tecnologias e dispositivos digitais. Sendo assim, quanto mais o docente usar tecnologias alternativas, mais estará ajudando seus alunos para seus desafios do futuro.

Como podemos efetivamente aplicar as tecnologias no dia a dia dentro das salas de aula? Veja as dicas abaixo!

Plataformas e tecnologias educacionais online

As instituições de educação tiveram que se adaptar ao aprendizado à distância, com isso vários recursos e tecnologias, por meio da internet, foram desenvolvidas e aprimoradas e deram origem às plataformas online de educação.

Para cada tipo de ensino você pode utilizar ferramentas digitais diferentes. Elas podem servir de apoio para a construção do conteúdo pedagógico ou orientar os alunos nos estudos em casa. Cada professor deve adaptar a plataforma utilizada ao seu tipo de ensino.

Apostilas digitais

As apostilas digitais são um ótimo recurso! Os E-books, como são chamados, são uma maneira prática de o aluno ou o professor terem acesso ao mesmo conteúdo dos livros por outros meios, como o celular ou tablet.

Vídeos e pesquisas na web

Um recurso muito válido é envolver os alunos no processo de educação, onde o professor disponibiliza a tecnologia aos alunos (através de acessos aos computadores da instituição ou tablets) e pede para eles pesquisarem o significado de algum termo ou realizarem pesquisas em grupos. Dessa maneira, os alunos participam ativamente da explicação e ganham autonomia.

O uso de vídeos para substituir uma lousa cheia de conteúdo é um ótimo aliado. O recurso audiovisual é intuitivo para os jovens hoje em dia, uma vez que é a principal forma de consumo utilizada.

Aplicativos

Os aplicativos podem ser utilizados para estimular os alunos a pensarem de forma rápida, permitindo testar seus conhecimentos. Alguns aplicativos, como Quizlet e o Kahoot, proporcionam a possibilidade de criar perguntas personalizadas de acordo com o tipo de conteúdo que está sendo transmitido. Além de poderem ser utilizados também pelos alunos para auxiliar nos estudos.

Jogos digitais

Diversas plataformas utilizam o processo de gamificação para proporcionar maior interesse por parte dos alunos na disciplina. Sites e aplicativos como o Duolingo podem ser exemplos interessantes.

O Brainly é uma ferramenta de perguntas e respostas de alunos para alunos, em que é possível ganhar pontuações e interagir com outros usuários que possuem o mesmo objetivo: ensinar e aprender.

Avaliação por meio digital

Os métodos tradicionais são essenciais para identificação do nível de aprendizagem de cada aluno, mas é possível utilizar recursos tecnológicos para expandir esses horizontes.

Ao utilizar o método digital, o professor insere o estudante numa rede de conexões muito maior que a do trabalho manual. Por ser multimodal, ou seja, mistura diversos modos de linguagem, como a oral, a gráfica, a escrita e a imagética, potencializa o processo avaliativo e atrai a atenção do aluno. A linguagem digital torna mais clara a apresentação da proposta e estimula a criatividade do professor ao elaborar suas avaliações.

Assim a tendência de se obter resultados positivos tem aumentado, uma vez que são colocados em prática os verdadeiros aprendizados, sem muitas interferências que podem dificultar o processo de análise de cada um.

Motivação em alta

Alunos que não veem a hora de assistir à sua aula? Já imaginou? Por intermédio da tecnologia, isso é possível. Exercícios instigantes, incitadores, jogos, desafios… Há uma infinita gama de atividades prontas para uso, basta apenas pesquisar boas fontes e acessá-las, e dar autonomia aos alunos, para, livres, explorarem novos recursos. As vantagens do uso da tecnologia na sala de aula são imensas para o aprendizado dos alunos. Afinal, ao mesmo tempo em que permite uma gama maior de formas de aprender, estimula e auxilia na consolidação do aprendizado.