Os alunos do 7º ano tiveram aulas práticas sobre o estudo de plantas: briófitas (musgos), pteridófitas (samambaias e avencas) e angiospermas (plantas com flores). Na primeira aula os alunos observaram o tamanho das amostras,  a cápsula dos musgos, o soro e esporos de samambaias e avencas. Na segunda aula os alunos observaram raízes, tipos de folhas, flores, frutos e sementes, bem como suas partes.

As amostras usadas foram de diversas plantas do grupo das angiospermas. Em todas as aulas práticas, os alunos observaram as plantas a olho nu e através do manuseio, bem como com o auxilio de lupas, o que possibilitou aos alunos visualizarem maiores detalhes das plantas diminutas e embarcar no mundo encantador do Reino Plantae.