Papéis invertidos?

Como realizar uma reunião de pais em que o professor é mais que um comunicador de resultados acadêmicos

Já imaginou participar de uma reunião de pais liderada por uma criança ou por um adolescente? Parece que os papéis se inverteram, não é? O aluno, que muitas vezes nem ao menos participava da conversa entre pais e professores sobre seu rendimento escolar, agora lidera o processo.

Não! Os papéis não se inverteram! Apenas se adaptaram, construindo um novo paradigma com um objetivo em mente: dar voz a alunos, para que se tornem protagonistas da própria vida e gerem uma transformação social.

Em geral, as crianças fazem  uso de sua voz para que seus desejos ou necessidades sejam satisfeitos. Mas imaginem se eles passassem a ter a prática de utilizar a voz para refletir e modular todo seu processo de aprendizagem!

Pensamos que tal realidade não modificaria apenas indicadores de médias escolares, modificaria o nível de responsabilidade aplicada nas diversas áreas de desenvolvimento de um estudante, o que afetaria positivamente a família, a escola e a sociedade.

Mas como isso pode ser possível? Simples: estabelecendo papéis de liderança bem definidos.

Quanto aos pais: devem OUVIR o aluno com a intenção de entender e valorizar o crescimento; também estabelecer PARCERIA DE LIDERANÇA, para detectar o que necessita de ajustes e planejar ações.

Cabe aos alunos:  LIDERAR a reunião, comunicando seu progresso, seus pontos fortes, áreas de melhoria e esclarecer se precisa de ajuda.

Mas qual é o papel dos professores? Os professores devem EMPODERAR o aluno a liderar a reunião, através de atividades reflexivas produzidas durante os bimestres. Passam a ser figuras de transição, que, ao mudar a prática, têm a oportunidade de possibilitar transformações efetivas.