LEM – FORMANDO O PRINCÍPIO DA COOPERAÇÃO COM O HÁBITO 6 – CRIE SINERGIA

Muitas realizações só são possíveis por meio do esforço coletivo. Por isso, o trabalho em equipe é unir várias formas de pensar para um só objetivo; é também uma parte importante da sinergia.

Criar sinergia significa cooperação harmoniosa, é um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa e atingir êxito. Quer dizer que quando pessoas passam a agir da mesma forma para atingir um determinado objetivo, trabalham em conjunto para algo de valor e  produzem uma ação associada inspirada na filosofia grega que diz que “o todo é maior que a soma das suas partes”.

Os alunos do 6º ano C da Escola Cristã Jundiaí colocaram em prática o “Hábito 6 – Crie sinergia”, através do desenvolvimento de um trabalho oral em equipe sobre o tema ecologia. Durante as aulas de Ciências, foram sorteados os grupos para a realização da atividade, o que estimula a conexão entre os alunos e possibilita a inclusão de diferentes perspectivas, habilidades e experiências, pois a combinação de ideias e visões diversas cria um terreno fértil para a inovação.

Os alunos se mostraram muito colaborativos uns com os outros, mesmo diante de desafios para encontrar a melhor forma de trabalho em que há concordância total. A confluência de energias de um grupo de pessoas que convivem é bastante difícil, como você deve imaginar, devido à sua experiência de vida na relação com outras pessoas. Assim, embora a sinergia seja altamente benéfica, ainda existem desafios a serem enfrentados ao tentar alcançá-la, que incluem conflitos de personalidade, falta de comunicação e resistência à mudança. Por isso, o treinamento e o apoio adequados podem ajudar os alunos a lidar efetivamente com os desafios e promover a sinergia positiva.

Dentro de pequenos grupos, é possível verificar papéis de liderança para que a harmonia seja estabelecida e praticada. Assim sendo, é muito importante, no trabalho em equipe, além de ter atenção para propiciar um ambiente que seja colaborativo, prestar atenção nos indivíduos que compõem essa equipe, valorizando e reconhecendo os esforços de cada aluno. Além disso, também alinhar metas e objetivos para que todos trabalhem de forma harmoniosa e produtiva.

A sinergia traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos estudantes, como o comprometimento e entrosamento entre eles, descoberta de novos talentos, desenvolvimento de novas habilidades, melhores relações, comunicação aberta e o incentivo à colaboração.

Por fim, é fundamental compreender a importância de monitorar e avaliar esse processo, gerando um ambiente seguro para que os alunos possam expressar suas opiniões e compartilhar suas experiências. É uma oportunidade para alinhar suas expectativas, ajustar estratégias conforme necessário e adaptar e experimentar novas possibilidades.

A sinergia é um elemento chave para o sucesso de trabalho em equipe. Ao promover a colaboração, a comunicação aberta e a valorização da diversidade, é possível criar um ambiente propício para a sinergia florescer. Com uma equipe sinérgica, os resultados são potencializados, a motivação é ampliada e a satisfação no trabalho aumenta. Sendo assim, o trabalho em equipe é bem mais eficaz do que o trabalho executado individualmente. A sinergia não significa ceder à ideia do outro, mas sim os dois indivíduos juntos procurarem por uma ideia superior.

Professora Suelen Matiassi