Dias tristes para a educação

Como podemos proteger as emoções de nossas crianças?

Diante do atual cenário de tristes acontecimentos pelos quais passou o ambiente educacional, pensamos que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em alunos, colaboradores da instituição escolar, e pais, é essencial para o crescimento saudável da unidade escolar.

A educação passa por um momento de transformação essencial e uma das grandes mudanças é a readequação ao ensino das Habilidades Socioemocionais, propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mas, o que são as Habilidades Socioemocionais? Elas tratam da forma de se relacionar consigo mesmo, sua comunicação e o relacionamento com o outro.

A educação voltada à preparação para um mercado de trabalho, na qual o desenvolvimento cognitivo e racional foram privilegiados, não são suficientes para atender o que se espera dos profissionais de hoje; e na verdade não nos auxilia na formação de jovens cidadãos que farão diferença na sociedade.

Algumas das habilidades mais valorizadas atualmente em novos profissionais são: Pensamento crítico, Adaptabilidade, Comunicação, Autonomia e Resiliência

Portanto devemos notar a essencialidade de investir também em desenvolvimento emocional e social, e isso se dá desde os primeiros anos escolares, já que certamente olhamos mais para o presente e clamamos por crianças que, apesar de experimentarem dias ruins, tenham condições de se manterem saudáveis.

Levando em conta essa necessidade, atrelamos nosso empenho com princípios e valores cristãos a um programa que organiza nosso trabalho de acordo com a idade e envolve toda a comunidade escolar: o programa LÍDER EM MIM.

São pequenas gotas diárias do trabalho com os sete hábitos que nos ajudam a formar uma cultura de liderança através do desenvolvimento socioemocional, unindo conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e muita .

Flávia Pincinato