O mundo capitalista em que vivemos mantém-se à base da invenção (ou inovação) de produtos, em fabricá-los cada vez mais rápido e ao levar o maior número de pessoas a adquiri-los. Em um mundo globalizado, isso é feito de maneira muito rápida, já que as novas tecnologias utilizadas nos meios de comunicação de massa e nos meios de transporte têm encurtado distâncias e diminuído o tempo.

Os donos dos meios de produção contam com a habilidade dos publicitários e suas infindáveis ideias criativas para gerar na massa da população a necessidade e/ou o desejo pelos seus produtos. Essa atividade tem trazido como consequência um comportamento social chamado consumismo, que é algo exagerado, o gasto por produtos supérfluos em detrimento do simples consumo que está relacionado à necessidade e à sobrevivência.

Para despertar nos alunos a consciência sobre tal problema, a professora Juliana propôs que eles criassem um produto e elaborassem uma propaganda em formato de vídeo. Além de apresentar as informações necessárias, os alunos deveriam criar no público o desejo em adquirir seu produto.

A sala do 9º ano A virou um verdadeiro escritório de publicidade e propaganda no 2º bimestre. Os alunos comprometeram-se com o trabalho e apresentaram-se muito profissionais e criativos.