Melhores Práticas

Durante as aulas de Espanhol do 3º bimestre, os alunos do Pré aprenderam as cores através de um conto chamado “Elmer, el elefante ajedrez” (“Elmer, o elefante xadrez”). Os alunos foram questionados sobre as cores do elefante, e logo a professora lhes informou como elas eram ditas em espanhol, como primeiro contato com o vocabulário a ser aprendido durante as aulas.

O relato foi apresentado com slides, os quais mostravam um elefante de muitas cores que não gostava de ser diferente e, por isso, se fantasiava da cor “elefante”, mas no final percebe que, sem ele, seus amigos ficam tristes porque ele é quem traz alegria ao grupo.

Ao terminar a apresentação, os alunos foram questionados sobre a mensagem da história, e eles concluíram que ser diferente era bom, porque todos são importantes e únicos dentro do grupo.

Para reforçar a ideia da relevância dos integrantes num coletivo, em outra aula, os alunos pintaram Elmer, e cada um foi responsável por colorir uma parte dele. Isso permitiu trabalhar o hábito “Pense ganha-ganha”.

Os trabalhos em equipe são sempre satisfatórios para os pequenos, pois eles sentem orgulho quando veem o resultado final e podem falar para seus pais e colegas que uma parte foi feita por eles.