“Uma criança que lê, será um adulto que pensa.”

(autor desconhecido)

Melhores Práticas

Pensando em estratégias para estimular o gosto pela leitura em uma “Era Digital”, em que telas às vezes se tornam mais interessantes que livros, a professora Taís fez um rodízio para que os alunos do 1º ano fossem contadores de histórias.

Além de participarem do projeto de leitura, promovido pelas bibliotecárias, todas as sextas-feiras um aluno era sorteado para ser o “líder da leitura” da semana seguinte.  Ele  deveria escolher um livro que gostasse de ler ou ouvir e trazê-lo para a escola para apresentar aos amigos.

Os alunos se sentiram verdadeiros leitores, primeiro porque dividiram algo seu, com os colegas, segundo porque tiveram a responsabilidade de manter a concentração dos amigos durante a leitura.

Foi lindo presenciar como, mesmo sem tanta prática, eles mudavam o tom de voz em alguns momentos da leitura, para chamar a atenção dos colegas!

Não é pequeno o desafio da escola quando se fala em formação de leitores, por isso existe sempre a preocupação em incentivá-los.

Confiram as fotos desses momentos incríveis!