Durante duas aulas de Espanhol, a cozinha se tornou sala de aula! Os alunos do 8° ano A e 8° ano C aprenderam a cozinhar alfajores, o doce mais tradicional da Argentina e ícone cultural do país.

Essa iguaria é feita de duas camadas de massa que, após assadas, são recheadas com doce de leite.

As diferentes etapas de misturar os ingredientes, assar a massa e colocar o recheio de doce de leite transformaram-se numa aula de Espanhol diferente, na qual as atividades foram desenvolvidas de forma cooperativa e divertida.

Antes de elaborar a receita, os alunos aprenderam sobre a história dos alfajores, que têm origem na cozinha árabe. Do mundo árabe foi levado à Espanha e depois à Argentina.

Descobrir a origem desse doce, conhecer as práticas de manipulação e preparo de cada alimento, identificar as diferenças culturais manifestadas na gastronomia, tudo fez parte de um grande aprendizado.

Cozinhar os alfajores  envolveu também outras disciplinas, tais como História (e a influência dos árabes na cultura espanhola),  Geografia (e as regiões que deram origem aos alfajores) e Matemática (para cozinhar, os alunos mediram com paciência as proporções e calcularam os tempos correspondentes).

Colocar a mão na massa proporcionou aos alunos uma alternativa agradável de aprendizagem nas aulas de Espanhol. Foram duas aulas inesquecíveis, cheias de sabor e experiências!