O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através da brincadeira,  ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza emoções.

Através do jogo as crianças aprendem regras, testam habilidades físicas e mentais como: correr, pular, ganhar e perder.

São inúmeras brincadeiras que podemos utilizar nas aulas de
Educação Física buscando melhorias motoras e de convivência em grupo. Atividades simples como: pega-pega, amarelinha, cabo de guerra, queimada e etc, muito realizadas em tempos passados e que hoje dificilmente se vê sendo praticada por crianças fora do âmbito escolar.

O retorno é significativo, pois o interesse é enorme e as crianças realizam com prazer, ficando motivadas a prática e dificilmente paradas. Nas aulas realizadas no 2º ano do Fundamental 1, a alegria é vista no rosto dos alunos e na realização de estarem aprendendo novas habilidades, brincando e se divertindo.