Esportes de campo e taco são modalidades que têm como objetivo rebater a bola o mais longe possível para se percorrer o maior número de vezes as bases (ou a maior distância entre as bases) e, assim, somar pontos. São exemplos dessa modalidade: tacobol, beisebol, críquete.

Esses esportes não são muito praticados em nosso país; porém, ganharam adaptações que já foram muito praticadas em  praças, ruas e clubes. Conhecido por muitos como TACO ou BEST, o jogo virou moda nos anos 90 e movimentava vizinhanças inteiras.

Suas regras mudavam dependendo da região em que era praticado, mas o objetivo principal era rebater a bola o mais longe possível para marcar pontos e evitar com que a dupla adversária acertasse a bolinha na “casinha”.

A atividade foi realizada com as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, alguns sabiam sobre a existência do jogo, outros nunca tinham ouvido falar. A sua forma simples de jogar encantou tanto os alunos que eles não queriam que a aula acabasse. Mesmo quando não estavam jogando, os alunos se envolviam, torcendo para os colegas da classe.