Após estudo sobre Estação de Tratamento de água e esgoto (ETA e ETE), os alunos do 6º ano tiveram conhecimento de algumas doenças vinculadas pela água.

Com o levantamento das doenças, como giardíase, amebíase, esquistossomose, entre outras, houve um sorteio. Para cada parasitose foi dado o nome do agente causador e os alunos tiveram que pesquisar o nome da doença, forma de contaminação, morfologia, ciclo biológico, profilaxia e diagnóstico. Posteriormente, os alunos colocaram essas informações  em cartazes, que ficaram expostos em sala de aula.

Com uma aula reservada para a explicação sobre as doenças pesquisadas, os alunos puderam trocar informações e curiosidades sobre seu estudo e dividir com a turma seu aprendizado. O trabalho foi finalizado com jogos didáticos adaptados ao tema.