A partir do 3º bimestre, os alunos do 4º ano iniciam seus estudos matemáticos na área da fração. Com o intuito de mostrar-lhes que as frações estão constantemente presentes em seu dia a dia – basta aprender a vê-las – foi realizada uma aula introdutória bem divertida e saborosa!

Primeiramente foi utilizada uma folha de papel sulfite em branco, na qual os alunos foram instruídos a dobrá-la ao meio. A cada vez, depois de dobrada, a folha era aberta para verificar em quantas partes ela havia sido dividida. Após a folha ser dividida em dezesseis partes, foi solicitado que os alunos pintassem sete delas.

Foi a partir dessa situação de aprendizagem que os alunos começaram a entender o conceito da fração. A situação levou-os a compreender a ideia de repartir o inteiro em partes iguais, mesmo que houvesse alunos que tivessem dobrado a folha em diferentes direções.

Assim, de maneira lúdica e contextualizada, eles construíram os conceitos de numerador e denominador. Para que pudessem aplicar o conceito adquirido, eles receberam uma barra de chocolate e uma folha de registro. Com a orientação da professora Beatriz, foram repartindo a barra de chocolate e registrando as informações e montando a fração na folha.

A aula fluiu de uma maneira prazerosa e os alunos adquiriram os conceitos básicos da fração.