Na semana de encerramento do semestre, os alunos do 9º ano tiveram a incrível oportunidade de participar de uma exposição. Durante o segundo bimestre, estudaram sobre a Segunda Guerra Mundial e ficaram particularmente horrorizados com um dos mais famigerados episódios da história: o Holocausto (genocídio de seis milhões de judeus cometido pelos nazistas).

Durante o estudo sobre o tema, os alunos ficaram intrigados quando compreenderam a conceituação de termos como: campo de concentração, de extermínio e Solução Final, que além de gerar grande tristeza, gerou também profunda indignação.

Após o estudo sobre esse conteúdo, os alunos assistiram ao filme “O Pianista”, que foi abordado para gerar um momento de sensibilização, reflexão e preparação para a visita que fariam no período da tarde.

A  exposição estava disponível em Jundiaí, no Museu Histórico e Cultural “ O Solar do Barão”. Uma experiência incrível, na qual puderam analisar, através de documentos, trechos de livros, e cenários com reprodução de fatos marcantes, as muitas atrocidades cometidas pelos nazistas; também puderam verificar as tentativas de resistência dos judeus.

Os alunos se interessaram tanto pelo tema, que foi necessário até uma prorrogação do período de visitação, já que a curiosidade e a inquietude iam aumentando a cada explanação feita pelo nosso competente guia.

A cada sala que entravam, era abordado um ou mais temas distintos; salas ricas em materiais e com estímulos visuais e/ou auditivos, que tornavam cada ambiente uma experiência única.

Um dia de muito aprendizado e de vivências sem igual, que ficará marcado na vida deles. Pelo retorno dado pelos alunos, acredito que o tema da exposição (utilizado como título deste texto) tenha alcançado seu objetivo… pelo menos por enquanto.

Professora Juliana Pereira