As habilidades motoras básicas são: correr, saltar, equilibrar, rolar, arremessar, receber, chutar, rebater e quicar.

Os alunos devem compreendê-las e usar cada uma delas de forma adequada, pois uma habilidade motora requer movimento do corpo ou dos membros para conseguir atingir as metas estipuladas.

Nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do Fundamental 1, essas habilidades são bastante exploradas, pois é nessa idade que os alunos têm facilidade de adaptação e reformulação dos movimentos, podendo assim ser mais fácil a correção de um erro motor.

Para isso são realizados exercícios em forma de circuito: os alunos devem praticar todos esses movimentos da forma mais simples até a mais complexa, conforme a evolução de cada um.

Os exercícios são desafiantes, isso faz com que as crianças se sintam motivadas a vencê-los e tenham prazer pela aprendizagem.