No dia 31 de agosto os alunos da Equipe Farol Mirim prepararam uma manhã muito especial! Foi o momento de apresentarem os 7 hábitos aos pais da escola.

A Equipe Farol Mirim foi criada neste ano com o objetivo de pensar sobre ações da prática pedagógica vinculadas ao programa “Líder em Mim”, implementeando-as. Incentivados a aproveitarem as oportunidades de concretizar ideias e práticas inovadoras os alunos desenvolvem autonomia.

O grupo de alunos é misto, ou seja, é composto por alunos do 5º ao 7ª ano, do mais tímido ao mais extrovertido, do mais criativo ao mais conservador, cada aluno desenvolve habilidades que os levam a identificar, sugerir e aprimorar ações que potencializem o convívio escolar, além de tornar a escola mais “a cara deles”.

Eles também aprendem a colocar sua opinião, a sugerir, a concordar ou discordar do colega e a trabalhar em grupo além da sala de aula. Autoconhecimento, respeito, empatia, tolerância, cooperação são, entre outras, competências sócio-emocionais desenvolvidas através do programa pelas atividades propostas.

A Equipe Farol Mirim reúne-se uma vez ao mês com membros dos períodos da manhã e da tarde juntos e, uma vez por semana, durante o intervalo. Cada líder repassa para sua equipe de ação os direcionamentos e os combinados da reunião mensal, com o “Objetivo em Mente” é só colocar a mão na massa e trabalhar, fazendo Primeiro o mais Importante e mantendo o foco.

As ideias, o planejamento e todo o desenvolvimento da manhã dos pais foi traçado pelos líderes mirins e por suas equipes, não faltou proatividade. A manhã de 31 de agosto foi um dia muito especial, foi pura sinergia! Na quadra da escola havia uma equipe de apresentadores que, empolgados, falaram aos pais fazendo um paralelo dos 7 hábitos com a vida deles. O grupo contou com depoimentos em vídeos de vários colegas de diferentes séries da escola.

Nas salas de aula outras equipes prepararam apresentações, dinâmicas, teatro e jogos envolvendo os 7 hábitos, cada grupo com sua característica própria mostrou que o “Ganha-Ganha” é feito pelas maravilhosas diferenças de cada um. As Equipes também contaram com a participação e colaboração da Equipe Farol de Pais e com líderes comunitários do Sítio Agar, que desenvolvem um belo trabalho de acolhida com crianças e idosos.

Dessa forma foi possível enxergar que, com a colaboração de todos, se vai mais longe, com ideias surpreendentes, com compreensão, com mais alegria, com mais diversão.  Quem esteve presente no evento, foi contagiado pela imensa alegria e realização que transbordava dos alunos. Parabéns a todas as equipes!