“Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto do saber encontra o sabor da descoberta, o prazer de aprender…” (Rubem Alves)

Os alunos do 1º ano C, da professora Daniela Villela, durante a última semana de março, exploraram o corpo humano. Partindo do concreto, de forma lúdica e divertida, eles exploraram as principais partes que compõem o corpo humano, identificando-as, tais como: cabeça, pescoço, braço, cotovelo, mão, joelho, tornozelo.

Porém, o que mais chamou a atenção das crianças foi a percepção de como o ser humano é por dentro, identificando os principais órgãos, como coração, pulmões, cérebro, intestino… Os alunos ficaram encantados em visualizar os bonecos! Eles conseguiram identificar as principais partes internas, reconhecendo a função de cada uma delas.

A alegria tomou conta da turma quando tentou montar o corpo humano usando massinha. Cada grupo de alunos escolheu os principais órgãos necessários para a sobrevivência e a imaginação rolou solta nesse desafio.

Como afirma Jean Piaget: “A infância é o tempo de maior criatividade na vida do ser humano”. Os professores da Escola Cristã acreditam nisso e, por isso, estimulam em seus alunos o desejo do saber através da brincadeira, propondo atividades lúdicas que desafiem e consigam conquistar a atenção e a percepção das crianças.

O corpo humano pode ser explorado de muitas maneiras, como através de recortes, colagens, de novas ferramentas que ajudem na identificação de suas partes. O mais importante é que a criança sinta o prazer da descoberta e da alegria em estar aprendendo algo novo.

Confira, abaixo, as fotos dos alunos do 1º ano explorando o corpo humano e suas principais funções.