Os alunos da Escola Cristã Jundiaí são considerados seres únicos, dotados de diferentes habilidades. Assim sendo, por acreditar que cada um pode ser um grande líder, diversas propostas são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar a cada criança a oportunidade de descobrir novos talentos e potencializar habilidades já adquiridas.

A comunicação oral é realizada em razão de diversos propósitos e depende de uma linguagem adequada e significativa, que facilite a compreensão entre as pessoas e auxilie na busca de objetivos específicos. A prática educativa precisa contemplar essa área de desenvolvimento, tão necessária para formar cidadãos críticos em uma sociedade cada vez mais polarizada.

A proposta que contempla essa habilidade de comunicação é muito esperada pelos alunos, que se divertem e aplicam os fundamentos de liderança trabalhados através do programa Líder em Mim. Trata-se do trabalho oral, que corresponde a uma porcentagem da nota bimestral de cada disciplina.

Durante a execução de cada item da proposta de trabalho, os alunos são levados a refletir sobre suas condutas e organizar e produzir as atividades utilizando ferramentas de lideranças, como o “Pare e Pense” e “Lista de priorização”.

Em cada bimestre, o foco de estudo busca atender uma área de desenvolvimento pedagógico, e a parte oral permeia todo o processo.

Para fechar o ano de maneira especial, os alunos tiveram a oportunidade de escolher um experimento para apresentar aos colegas. Conseguiram, assim, experimentar a liderança e a maravilhosa sensação de que todos podem ser líderes responsáveis por suas ações e resultados, a verdadeira proatividade. Os alunos que assistiram ao experimento foram presenteados com apresentações que superaram as expectativas, uma sinergia extraordinária entre conhecimento e habilidades, entre apresentadores e espectadores.